Certificação do Circuito Villas e Fazendas

Certificacao_do_Circuito-Villas-e-Fazendas_01
Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Conselheiro Lafaiete esteve representada no evento de renovação de certificação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, realizado no último dia 23/03, no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova, a gerente de Turismo do município, Carine Amaral e a chefe de seção de Fomento ao Turismo, Clarissa Alves.

Certificacao_do_Circuito-Villas-e-Fazendas_02
Clarissa, Alessandro e Carine.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Estado, Geraldo Pimenta (Turismo), Ângelo Osvaldo (Cultura) e Odair Cunha (Governo), que representou o governador Fernando Pimentel; além do presidente da Prominas (Companhia Mineira de Promoções), Fernando Cabral; do presidente da Belotur, Mauro Werckema; do deputado Federal, Lael Varella e da deputada Federal Jô Morais, dentre outras autoridades como prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, presidentes e gestores dos 46 Circuitos Turísticos e profissionais do setor.

Durante a solenidade o Circuito Villas e Fazendas do qual Conselheiro Lafaiete faz parte juntamente com os municípios de Casa Grande, Itaverava, Santana dos Montes, Rio Espera, Queluzito, Cristiano Otoni e Senhora de Oliveira, foi reconhecido oficialmente pela Secretaria de Estado de Turismo como Instância de Governança Regional do Turismo. Com a certificação o Circuito Villas e Fazendas está apto para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais.
Certificacao_do_Circuito-Villas-e-Fazendas_03Para ser certificado a entidade deve atender a uma série de pré-requisitos estabelecidos no Decreto Estadual 43.321/2003 e na Resolução SETES nº 45/2014, como por exemplo, ser constituída por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma instituição sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo.

A gerente de Turismo, Carine Amaral ressaltou a importância de Lafaiete fazer parte do Circuito Turístico formado por cidades que se unem para organizar e desenvolver a ações de forma sustentável. Segundo ela, a integração contínua dos municípios resulta em ações consolidando a identidade local e atendendo às diretrizes do Ministério do Turismo de fortalecimento da Política de Regionalização do Turismo.

Certificacao_do_Circuito-Villas-e-Fazendas_04Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova, o município trabalha para fomentar o turismo possibilitando a geração de emprego de renda. O secretário lembrou algumas das ações realizadas pela administração municipal no sentido de fomentar o turismo, como a Semana do Desenvolvimento Econômico, o Seminário de Turismo, o Projeto Turismo na Escola e a inclusão da cidade no roteiro do projeto Caminho Religioso da Estrada Real.