Codap certifica produtores rurais da região

Aconteceu na última sexta-feira, 19/07, por meio do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) em parceria com municípios consorciados, a primeira certificação de produtores rurais da região com o selo do Serviço de Inspeção Regional (SIR).
O Prefeito Mário Marcus participou da cerimônia que contou com a presença de diversos prefeitos da região, o deputado Galycon Franco,O presidente da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete Vereador Fernando Bandeira, representado os demais vereadores presentes, secretários municipais, produtores acompanhados de familiares.
Também estiveram presentes representantes da EMATER e SEBRAE, entidades parceiras
Em todos os pronunciamentos os prefeitos destacaram a relevância deste momento para o fomento ao agronegócio e crescimento da economia nos tanto para os municípios quanto para os produtores. Pois, com a certificação o produtor poderá comercializar seus produtos em toda a região e no estado com a garantia da qualidade dos produtos para o consumidor.
Ao se dirigir aos presentes Mário Marcus, Prefeito de Conselheiro Lafaiete, cidade sede do Codap e anfitriã do evento, ressaltou a satisfação em poder participar deste momento juntamente com os demais prefeitos da região que hoje celebra uma grande união entre os municípios. Falou sobre o os esforços da administração para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pioneiro no município e sobre as realizações em prol do desenvolvimento da cidade.
O Prefeito de Congonhas e Presidente do Codap José de Freitas Cordeiro, Zelinho, destacou a relevância do SIR para os produtores e importante participação das prefeituras para a efetivação do serviço. Fez um destaque especial a cidade de Conselheiro Lafaiete quando enalteceu o trabalho do Prefeito Mário Marcus, sobretudo em relação ao desenvolvimento econômico da cidade mencionando que o município nunca havia recebido tantos novos empreendimentos que foram instalados na cidade como na atual administração.
Após os pronunciamentos foram certificados oito produtores da região em diversas atividades econômicas.

SIR
O Serviço de Inspeção Regional (SIR) é o Sistema Municipal de Inspeção realizado de forma consorciada entre municípios circunvizinhos. Os municípios, através de lei, delegam ao consórcio a competência para realização do serviço.
A vantagem da execução do SIM de forma consorciada é que a estrutura do serviço, que inclui a equipe técnica de inspeção, veículo, computador, telefone e sala de trabalho, poderá ser a mesma para todos os municípios que fazem parte do consórcio, reduzindo drasticamente os custos financeiros.
O SIR é instituído através de norma aprovada pelo poder legislativo de cada município, sendo esta regulamentada pelo executivo de forma unificada.