A coleta seletiva de nossa cidade será realizada com o nome “Coleta Diferenciada” (secos e úmidos), os resíduos serão separados para 02 tipos de coletas que serão realizadas:
– Coleta de lixo comum; já realizada em nosso município pela Localix, será responsável pela coleta dos lixos úmidos;
– Coleta de resíduo reciclável, a ser realizada pelas Associações de Agentes Ambientais, será responsável pela coleta dos resíduos secos.
A coleta diferenciada iniciará por bairros piloto para que sejam feitos todos os ajustes necessários, antes de se expandir a coleta por toda a cidade. Estes locais (bairros) serão previamente informados.
Melhorias para Nossa Cidade
– Manter nossas Ruas, Avenidas, Praças, Jardins, Rios e Cursos d´água limpos e agradáveis;
– Socialização dos Agentes Ambientais (catadores) na sociedade civil;
– Reaproveitamento e Reciclagem dos resíduos gerados em nossa cidade;
Sendo assim, a coleta seletiva contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
- Diminui a exploração de recursos naturais;
- Reduz o consumo de energia;
- Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
- Diminui o aquecimento global;
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
- Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
- Diminui o desperdício;
- Diminui os gastos com a limpeza urbana;
- Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Tipos de resíduos a serem coletados
Para a implantação deste sistema, os resíduos gerados pelos domicílios são separados em dois grupos:
- Materiais Recicláveis que serão coletados: compostos por papel, papelão, vidro, metal, alumínio e plástico;
- Materiais da Coleta comum: lixo úmido, compostos por matéria orgânica e por materiais que não apresentam condições para reciclagem.
Os materiais devem ser acondicionados separadamente e serão coletados em dias diferenciados. Os materiais reciclados devem estar livres de impurezas, por exemplo, embalagem de iogurte devem lavadas antes do descarte.
O que entregar para a Coleta Diferenciada do nosso município? LIXO RECICLÁVEL |
O que entregar na Coleta Comum?
|
1. PAPÉIS: jornais, revistas, caixas de papelão, cadernos usados, papel branco ou colorido, caixinhas tipo longa vida (leite, sucos), embalagens de presente; 2. PLÁSTICOS: garrafas de refrigerante (PET), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, potes de margarina, iogurte, requeijão e outros recipientes. Essas embalagens devem ser preferencialmente lavadas. 3. VIDROS: garrafas, copos, potes e frascos; 4. METAIS: latinhas de alumínio, latas de molho de tomate, conservas e óleo, latas de tinta, sucata de ferro; 5. ÓLEO DE COZINHA USADO: separe o óleo de fritura em garrafas fechadas (pet) e entregue para os coletores no dia da coleta;
6. RESÍDUOS PERIGOSOS: pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de produtos tóxicos.
|
1. COMPOSTÁVEIS:, cascas de ovos, restos de frutas e legumes;
2. REJEITOS: lixo de banheiro, restos de comida, fraldas descartáveis, absorventes, guardanapos sujos, papéis gordurosos, restos alimentares (comida);
3. OUTROS MATERIAIS: embalagens de bolachas e salgadinhos, papel de bala, bandejinhas de isopor, papéis carbono, de fax e celofane, vidros planos, acrílico, madeira, espuma e couro.
|
Atitudes erradas em relação ao Lixo
- Jogar o lixo em lotes baldios ou no terreno do vizinho;
- Queimar o lixo;
- Jogar o lixo em rios e córregos;
- Colocar o lixo para coleta nos dias e horários incorretos;
- Colocar lixo em caçambas estacionadas na rua.
Responsabilidade Compartilhada
Logística Reversa: introduzir hábitos de recirculação do produto usado na cadeia produtiva voltando-o para a produção como matéria prima para produzir o mesmo produto ou outro.
Gerador: Todos nós somos responsáveis pela destinação correta dos resíduos que geramos.
Lembre-se que você é responsável pelo lixo que gera, então sempre
acondicione e disponha seu lixo em sacos bem amarrados e
nos dias e horários corretos da coleta!!!!!!!!
Vamos fazer nossa parte!!!!!!
Reeducar: Buscar sempre novas informações e conhecimentos sobre boas práticas para uma vida em sociedade mais justa, harmoniosa e feliz. Respeitar a natureza e o próximo, mudar antigos hábitos costumes, que contribuem para o aumento da poluição ambiental e consequentemente impactam negativamente na qualidade de vida de toda população.
Reduzir: Se prestarmos atenção nas compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.
Reutilizar: Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.
Vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que você não quer mais.
Reciclar: A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo úmido. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou associações de agentes ambientais de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.