No município de Conselheiro Lafaiete, as iniciativas de enfrentamento à Dengue estão rendendo frutos positivos. A Prefeitura tem intensificado suas ações por meio dos departamentos de Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, visando conscientizar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o relatório mais recente, um total de 68.957 imóveis foram visitados. Em diversos locais, os agentes de endemias não conseguiram realizar as visitas devido à recusa dos proprietários ou imóveis fechados, o que pode gerar sérios problema a população em geral.
Até o momento, das 3.207 notificações registradas em pacientes residentes no município, 1.097 casos foram confirmados na forma clássica da doença, 53 casos confirmados com sinais de alarme e 2 casos confirmados na forma grave, sendo estes 2 evoluído para óbito. Ainda temos 28 casos em investigação e 2.027 casos foram descartados.
A campanha, “Combata o Mosquito Todo Dia,” envolve ações diárias com o objetivo de eliminar qualquer potencial criadouro do mosquito transmissor. Entre essas medidas, destacam-se palestras ministradas em creches e escolas estaduais e municipais, abrangendo as áreas urbanas e rurais de Conselheiro Lafaiete. O foco das palestras é orientar alunos e funcionários sobre as arboviroses, seus vetores, cuidados, prevenção e outras informações relevantes.
Essas iniciativas têm resultado em uma notável redução no número de novos casos de Dengue registrados na cidade.
Até o momento de acordo com os dados levantados, os bairros com maior incidência de notificações em 2023 foram: São João, Santa Matilde, Paulo VI, Carijós e São Sebastião.
É importante lembrar que o combate ao Aedes Aegypti é uma responsabilidade compartilhada por todos. As ações devem ser realizadas diariamente e de forma contínua para eliminar os focos do mosquito e, consequentemente, reduzir os casos de Dengue na comunidade.
Para denunciar focos de Dengue, a população pode entrar em contato pelo número 9 9239-3835.
Já para denunciar lotes vagos sujos, o telefone disponível é o 9 9239-5538.