Pouco mais de um ano após a queda de uma encosta na avenida Monsenhor Moreira na entrada de Conselheiro Lafaiete, a administração municipal iniciou nesta terça-feira, dia 05/03 a obra de contenção no local onde se formou uma enorme cratera durante o período chuvoso em janeiro de 2012.
Na época a cratera “engoliu” parte da via que passa ao lado da praça do Trabalhador que desde então se encontra interditada e provocou também inundação, queda de uma árvore e de dois postes que haviam no local.
De acordo com a Secretaria de Obras o trabalho prevê a construção de um gabião para a contenção da encosta, além da reconstrução do passeio e do guarda-corpo, recomposição do meio fio e adaptação do sistema de drenagem.
Desde terça-feira (05) uma máquina trabalha no local realizando o serviço de retirada de pedras no leito do rio Bananeiras e preparação da área onde será executada a obra que tem duração prevista de dois meses e está orçada em R$ 358.091,82 (trezentos e cinquenta e oito mil, noventa e um reais e oitenta e dois centavos). Os recursos são da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), viabilizada por intermédio do deputado estadual, Glaycon Franco (PRTB). Venceu o processo de licitação a empresa Empreendimentos Oliveira Zebral.
Para o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto a obra vai proporcionar mais segurança para quem necessita passar pelo local, que teve o tráfego de veículos e pedestres seriamente comprometido neste período. Segundo o prefeito, além deste trabalho de recuperação com a construção do gabião a prefeitura pretende revitalizar a praça do Trabalhador.
Outras obras
Mesmo sem fazer oficialmente um balanço dos primeiros meses de administração, dr.Ivar já aponta algumas conquistas neste início de administração, como a limpeza do rio Bananeiras e a revitalização das praças públicas que começou pela Praça do Cristo e inclui ainda outras duas (Bandeira e Quitandinha).
Sobre a ponte do Gagé, outra reivindicação antiga da população local, o prefeito acena com boas notícias. “As vigas para a ponte já estão liberadas e as verbas para complementação da obra também estão previstas para serem liberadas em março. É uma ótima notícia para o povo de Gagé. A obra com certeza vai aliviar o sofrimento daquelas pessoas”, afirmou.
Sobre a recuperação da rua Alfredo Elias Mafuz , o prefeito referendou as informações da secretaria de Obras de que apesar de ter sido aberto um processo de licitação ainda na adminsitração anterior, devido a complexidade da obra, não apareceu nenhuma empresa interessada em executar o serviço. Por isso os projetos estão sendo revistos para que a execução se torne viável.