Comitê de Mobilização contra a Dengue, Chikungya e Vírus Zika reinicia os trabalhos de mobilização

repreCom o objetivo de fortalecer as estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika, foi realizada a primeira reunião do ano do Comitê de Mobilização contra a Dengue, Chikungunya e Virus Zika. Presidida pela Promotora da Saúde, Dra. Danielle Vignoli Guzella Leite, a reunião contou com a presença de representantes de diversos segmentos, entidades públicas e privadas e sociedade civil organizada.

O Secretário Municipal de Saúde, Alessandro Pereira, que também esteve presente à reunião, destacou a importância da participação popular e enfatizou o apoio da secretaria às decisões e ações do comitê.

O comitê é uma importante estratégia de combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois reúne a sociedade nesta luta. Tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população e a função de propor, implantar, coordenar, avaliar e acompanhar ações de mobilização social em âmbito municipal. Deve propor ações de prevenção e controle do mosquito transmissor. Neste encontro foi possível avaliar que as instituições convidadas manifestaram disposição em contribuir com o trabalho do comitê. Neste contexto espera-se como resultado uma mudança de comportamento que leve a população a ficar mais atenta quanto à prevenção e cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito.

O comitê é composto por representantes de instituições educacionais, religiosas, conselhos de classe, representantes do poder público, associações de bairros, entre outros.

A próxima reunião será realizada dia 20 de fevereiro, no Departamento de Vigilância em Saúde, ocasião em que ocorrerá a eleição para o preenchimento dos cargos vagos, necessários à organização e funcionamento do comitê.