Comitê de Mobilização realiza reunião e apresenta dados sobre Dengue no município

535
0

WhatsApp Image 2017-03-27 at 11.04.42Foi realizada na manhã desta terça-feira, 27/03, mais uma reunião do Comitê de Mobilização contra a Dengue, Chikungunya e Vírus Zika na sede do Departamento de Vigilância em Saúde. Diversos assuntos relacionados à prevenção destas doenças foram tratados na reunião, dentre eles foram apresentadas as ações já realizadas neste ano, entre mutirões, ações educativas e LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti) e o número de notificações de Dengue recebidas até o momento.
José Elias, coordenador do setor de combate a endemias, informou que houve um aumento do índice de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que no LIRAa realizado neste mês de março registrou 0,7% de infestação, sendo que no último levantamento realizado em janeiro este índice ficou em 0,5%. Segundo o coordenador este aumento ocorreu devido ao grande acúmulo de água de chuva em depósitos sem tampa, um costume que vem crescendo no município. Ele enfatiza que não é proibido este acúmulo de água, no entanto os depósitos devem ser mantidos fechados. Informa ainda que as pessoas que tiverem tambores ou caixas d’água destampadas podem solicitar ao setor, gratuitamente, a tela para vedar os depósitos a fim de evitar a entrada dos mosquitos e, consequentemente, a postagem de ovos.
A diretora do departamento de vigilância em saúde, Tatiane Lana, destacou que apesar do aumento da proliferação dos mosquitos não houve aumento das notificações da doença, ao contrário, ocorreu uma diminuição em relação ao mesmo período no ano passado. Até o momento o setor recebeu 47 notificações de casos prováveis de Dengue, sendo que em 2016 até esta data já haviam registrados 1.027 notificações. No entanto, a população não deve se descuidar, mas continuar atenta às ações de prevenção que consistem em não deixar exposto nenhum recipiente que possa acumular água.
O Comitê é um dos instrumentos de combate a endemias e conta a participação de representantes de diversos segmentos, entidades públicas e privadas e sociedade civil organizada.
A próxima reunião será realizada dia 24 de abril, as 09h00min, no departamento de vigilância em saúde, na Rua Rodrigues Maia, 490, Bairro Angélica.
Mutirões de limpeza
Além das ações apresentadas na reunião do comitê o setor de combate a endemias realizou neste mês de março mutirões de limpeza nos bairros JK, Resende, Carijós e São Sebastião. O coordenador do setor, José Elias de Souza, informou que foi retirado, por dia, um caminhão de recipientes que poderiam se transformar em criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela.
A realização do próximo mutirão está prevista para o dia 7 de abril nos bairro Fonte Grande e Centro. O coordenador destaca que não serão recolhidos materiais como móveis velhos, por exemplo, sofá ou guarda-roupa, tanquinho, tambor, gaiolas entre outros. Somente serão recolhidos depósitos que couberem em sacos de lixo.