Comunicado – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete lamenta as interpretações dúbias acerca da nota de esclarecimento sobre o livro “O MENINO MARROM”, de Ziraldo. Em face das manifestações de pais, familiares e autoridades locais, a Secretaria, em seu papel de acolhimento à comunidade escolar, orientou a suspensão temporária dos trabalhos para promover uma abordagem pedagógica mais clara e objetiva, evitando interpretações equivocadas.
A nota afirmou de forma CLARA:
“…procedeu à solicitação de suspensão temporária dos trabalhos realizados sobre o livro ‘O MENINO MARROM’, do autor Ziraldo, a fim de melhor readequação da abordagem pedagógica, evitando assim interpretações equivocadas.”
Ou seja, a suspensão foi apenas pelo tempo necessário para formalizar um plano de trabalho que evitasse qualquer dupla interpretação ou preocupação junto à comunidade escolar.
Para tanto, o Secretário Municipal de Educação, a Secretária Adjunta de Educação, a equipe técnica pedagógica e o Serviço de Psicologia Institucional realizaram reuniões na manhã desta quinta-feira, para organizar o trabalho com a comunidade escolar.
A partir de amanhã, dia 21 de junho, as ações serão iniciadas nas unidades escolares e na comunidade. Estão agendadas reuniões com os diretores e analistas educacionais às 8h e às 13h para orientar as ações a serem executadas pelas equipes pedagógicas.
Em 24 de junho, a SEMED promoverá uma live para a comunidade escolar a fim de abordar os aspectos tratados na obra. De 25 de junho a 1º de julho, as unidades escolares promoverão “Rodas de Conversa” entre professores e membros da comunidade escolar para esclarecer os apontamentos sobre as temáticas abordadas.
A Secretaria Municipal repudia qualquer declaração de censura e esclarece que preza pela liberdade de expressão, pluralidade e respeito a todos, ressaltando que em nenhum momento foi cogitada qualquer ação que não fosse manter a obra em seu rol de livros e promover um debate mais amplo sobre as importantes questões nela abordadas.
A obra faz parte do Projeto Leituralizando, implantado pela equipe pedagógica da atual gestão que distribuiu um kit de livros para alunos da rede municipal de ensino, da creche até o Ensino Médio, e conta ainda com a música Leituralizando, que fala da leitura utilizando-se de informações da nossa cidade.
Assim, nada mais incoerente do que afirmar que a mesma secretaria que criou um programa literário e distribuiu livros aos seus alunos, tenha promovido censura ou algo do gênero, pelo contrário, o planejamento proposto pretende ampliar a exposição dos temas expostos na obra do grande autor Ziraldo
Esclarecemos que não houve nenhuma solicitação de recolhimento do material. Os livros permanecem com os alunos e familiares.
Reiteramos a qualidade das obras literárias contempladas em nosso acervo bibliográfico de dimensão nacional, salientando que todo o planejamento pedagógico se baseia nos documentos norteadores que regem a educação nacional e no desenvolvimento integral dos estudantes.
Compreendemos que o processo de ensino-aprendizagem requer estratégias diferenciadas para a consolidação das habilidades propostas. Nesse aspecto, percebemos a necessidade de uma abordagem diferente junto à comunidade escolar para melhor compreensão da temática.
A Secretaria Municipal de Educação e a Administração Municipal reafirmam seu compromisso com a educação de qualidade e o respeito a todos.
Conselheiro Lafaiete, 20 de junho de 2024
Secretaria Municipal de Educação – Conselheiro Lafaiete/MG