COMUNICADO: SEGURANÇA NO TRÂNSITO

1089
0

A Secretaria de Defesa Social, por intermédio do DMTT solicita aos condutores de veículos automotores que tenham atenção redobrada quando transitarem em algumas ruas da cidade, principalmente no período noturno.
Podemos perceber a presença de pessoas praticando atividades físicas (corrida e ciclismo) em toda a extensão Rua Marechal Floriano Peixoto, extensão da Rua Geraldo Plaza e entorno da Praça dos Trabalhadores.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos não motorizados. A regra fundamental para os motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.
Da mesma forma o Código de Trânsito Brasileiro determina que o ciclista deve respeitar sinais de trânsito e sinalização, além de circular na mão correta de direção, pois ela é também um veículo. Não sendo permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável. Por fim, vale lembrar que entre ciclistas e pedestres, o pedestre tem a preferência.
Segundo o Secretário Municipal de Defesa Social, Rolff Ferraz, “o engajamento dos cidadãos é fundamental para alcançarmos uma convivência harmônica no trânsito, cabendo a todos os integrantes desse complexo sistema respeitar as normas de circulação entabuladas no CTB, assegurando a ordem e paz social no trânsito. Enfatizamos que, a cordialidade reduz a chance de conflitos e até de acidentes.”