O Setor de Combate a Endemias realizou mais um Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegpyti (LIRAa) no município de Conselheiro Lafaiete. Neste levantamento o índice ficou em 0,2%, considerado baixo pelo setor, no entanto, é preciso que a população continue tomando cuidado, pois apesar do baixo índice foram encontrados diversos focos positivos do mosquito.
Segundo informou o coordenador, José Elias de Souza, os focos foram encontrados nos Bairros Santa Cruz, Jardim América, Santa Matilde, Rosário, Carijós e São Dimas, sendo a maioria nas residências em locais que poderiam ter sido evitados, como pneus, caixas d’água e vasos de plantas.
Ainda de acordo com José Elias o trabalho dos agentes tem sido de fundamental importância para a manutenção do baixo índice, mas é preciso que a população também contribua, receba os agentes em suas casas e siga rigorosamente as orientações do setor de saúde não deixando recipientes que possam acumular água e se tornar um criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Vírus Zika e, ainda transmissor da Febre Amarela na área urbana.