Concurso elege Ipê como nova árvore símbolo de Lafaiete

A Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga (ARPA) divulgou o resultado do concurso que elegeu a árvore símbolo de Conselheiro Lafaiete, realizado em parceria com o Departamento Municipal do Meio Ambiente. Em 2012 a árvore escolhida como símbolo da cidade foi o Ipê Rosa, plantado nas dependências da Escola Estadual Narciso de Queirós. Porém, em janeiro de 2014, após ser atingida por um raio durante temporal, a árvore teve de ser derrubada. Por isso, o novo concurso foi promovido.

Com 1.635 votos, o Ipê Amarelo (Tabebuia Chrysotricha) localizado a avenida Professor Manoel Martins, no bairro Campo Alegre foi o vencedor do concurso.

O ato simbólico da nomeação acontecerá no dia 21 de setembro (Dia da Árvore) às das 8h, aos pés do Ipê Amarelo.

Após o ato de nomeação os presentes estão convidados a se dirigirem ao Sítio da Varginha às margens da MG 129 sentido Ouro Branco, onde ocorrerá uma homenagem à “Gameleira da Varginha” (Ficus Adhatodifolia) por seu valor histórico, beleza e raridade.

Demais concorrentes

Também concorreram ao título as árvores abaixo que obtiveram as seguintes pontuações:

• Orelha de Negro (Enterolobium Contortisiliquum) – Av. Marechal Floriano Peixoto – Santa Matilde.  733 votos.
  • Copaíba (Copaifera Langsdorffii) – Rua Santa Efigênia – Bairro Santa Efigênia. 598 votos.
  • Guapuruvú (Schizolobium Prahyba) – Ao lado Viaduto Duartina Nogueira de Resende, próximo a avenida Monsenhor Moreira. 584 votos.