Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Painel_MulherConselheiro Lafaiete promove no sábado 12 de setembro a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento será no auditório do Colégio Nossa Senhora de Nazaré de 12.30h às 18h.

A conferência pretende discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades.

A conferência é uma realização da Prefeitura de Lafaiete, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

As discussões na conferência terão os seguintes eixos:

1. Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;

2. Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;

3. Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;

4. Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

Em Minas Gerais, de forma a obter subsídios para avaliação e elaboração de um novo plano estadual de políticas para as mulheres, pela Subsecretaria de  Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania – SEDPAC, foram estabelecidos os seguintes eixos temáticos adicionais:

1. Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres;

2. Educação inclusiva, igualitária e democrática;

3. Saúde integral das mulheres e garantia dos direitos sexuais e direitos reprodutivos;

4. Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres;

5. Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade;

6. Democratização da comunicação e do acesso das mulheres à cultura.