Conferência Regional irá discutir Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT

Bandeira_LGBTCom o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, acontecerá em Lafaiete no próximo sábado 03/10 a I Conferência Regional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT no âmbito da regional Lafaiete/Vertentes. A realização é da prefeitura de Lafaiete por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o governo de Minas Gerais.

A conferência é  importante espaço para proposição, discussão e consolidação das diretrizes das políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT a serem observadas e realizadas pelas administrações municipais na microrregião das Vertentes.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social de Lafaiete, Zilda  Helena dos Santos Vieira, lembra que a conferência tem por princípio a igualdade perante a Lei, como rege a Constituição Federal. Por isso mesmo ela reforça que a conferência é aberta a todos.  “Todas as pessoas que compreendem a importância desta conferência e queiram dar sua contribuição para que o respeito aos direitos humanos possa se concretizar também neste segmento estão convidadas a participar deste espaço democrático de construção coletiva, que acontece no momento em que enfrentamos enormes desafios nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, onde olhares e ações estão mais conservadores. Todos nós somos pessoas, temos sentimentos e não dá mais para fechar os olhos para o aumento da violência e de atos discriminatórios”.

Lafaiete está vinculada à regional de São João del-Rei, onde também ocorrerá uma conferência. A outra será em Barbacena.

Em Conselheiro Lafaiete participarão representantes de outras 16 cidades: Itaverava, Catas Altas da Noruega, Lamim, Rio Espera, Santana dos Montes, Cristiano Otoni, Queluzito, Casa Grande, Caranaíba, Capela Nova, São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Congonhas, Ouro Branco, Senhora de Oliveira e Piranga.

A conferência vai acontecer no próximo sábado, dia 03 de outubro no período das 13 às 18h, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.