Conselheiro Lafaiete recebe atrações do programa "Aproxime-se"

Painel_Programa_Aproxime-seNas próximas sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de agosto, é a vez de Conselheiro Lafaiete receber as atrações do “Aproxime-se”, programa de extensão promovido pelo Centro de Educação a Distância da UFMG que está em sua terceira edição.

Neste ano, a iniciativa conta com uma novidade: os integrantes da equipe de bolsistas poderão propor o tema para as atrações, e a questão escolhida foi na cidade foi a diversidade social. Confira abaixo a programação.

As atividades são gratuitas e os interessados poderão se inscrever na sede do polo de apoio da UAB, local em que serão realizadas, previamente ou nos dias do evento. O polo está localizado na Rua Padre Teófilo Reyn, 990, São Dimas. Toda a programação será realizada na Escola Municipal “Professor Doriol Beato”, Rua Senador Milton Campos, 610 – Angélica.

As atrações serão organizadas em quatro eixos temáticos: cidadania; saberes transversais, baseado numa proposta na confluência de áreas de conhecimentos; virtualidades, que abordará questões ligadas a inovações tecnológicas; e ficção e realidade, que adotará o cinema como ponto de partida para debates.

O programa busca tanto levar o conhecimento produzido pela academia às cidades em que a UFMG está presente, quanto valorizar a cultura local, fazendo de seus polos de educação a distância ambientes de trocas e relacionamentos, de formação profissional e divulgação do saber, da ciência e da tecnologia.

O “Aproxime-se” visa ainda problematizar questões contemporâneas e problemas da realidade dos municípios em que as atividades serão promovidas, além de propiciar aos estudantes dos cursos de graduação a distância da UFMG experiências próprias da docência. Para isso, o programa contou com o auxílio de uma equipe de bolsistas que atuam nos polos que serão contemplados pelo programa.

• 28/08 – Sexta-feira
    19 às 21h – Palestra: “O adolescente na perspectiva da educação e da psicanálise”. Prof. Márcio Boaventura

• 29/08 – Sábado
    8h30 – Exibição do curta “Um dia com Laerte”, de Priscila Bertucci
    9h às 12h – Minicurso Saberes Transversais (3h) “Reflexões sobre o Feminismo na socidade brasileira” – Profª. Beatriz Falcão
                          Minicursos Cidadania (3h) “A constituição do sujeito humano e suas vicissitudes” – Prof. Márcio Boaventura Jr.
                          Minicurso Ficção & Realidade (3h) “A sexualidade e a Sétima Arte” – Profª. Shirley Fraguas
                          Minicurso Virtualidade (3h) “Curta o Cinema na Escola: Teoria e prática audiovisual” – Profª. Graziella Luciano
    13h30 às 18h30 – Cinema comentado e mesa-redonda “Hoje eu quero voltar sozinho” – Filme de Daniel Ribeiro