Conselheiro Lafaiete recebe certificado da ONU

A cidade de Conselheiro Lafaiete, através da Defesa Civil Municipal, recebeu certificado de compromisso de resiliência aos desastres da ONU através do escritório UNISDR – (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres).

Com o certificado a cidade entra na campanha mundial de redução de desastres com o tema: “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando”.

Com isso a Defesa Civil Municipal trabalha para antecipar e mitigar os impactos dos desastres, incorporando tecnologias de monitoramento, alerta e alarme para a proteção da infraestrutura, dos bens comunitários e individuais – incluindo residências e bens materiais –, do patrimônio cultural e ambiental.  Está também apta a minimizar danos físicos e sociais decorrentes de eventos climáticos extremos e outras ameaças naturais ou induzidas pela ação humana.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Alberto de Oliveira destacou que o trabalho que vem sendo feito já dá resultados: “Nossa equipe atua para que a cidade fique o mais protegida possível dos desastres naturais. Recentemente foi instalada na Ponte dos Ferroviários, a estação hidrológica para monitoramento da cheias do rio Bananeiras, que será monitorada pela Defesa Civil Nacional e Municipal através da internet”, lembrou o coordenador, ressaltando o convênio assinado pelo município com o CEMADEN (Centro de Monitoramento de Desastres Naturais), órgão do Governo Federal, pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.