Conselheiro Lafaiete vive importante momento econômico, recebendo investimentos que possibilitam a geração de emprego e renda e participando ativamente de movimentos que trarão benefícios significativos como a luta pela aprovação do Marco Regulatório da Mineração. Caso seja aprovado, o projeto aumentará a taxa repassada pelas empresas mineradoras aos municípios pela atividade minerária. A aprovação ajudará as cidades que sofrem impactos causados pelas mineradoras e não recebem um valor justo por isso, como é o caso de Conselheiro Lafaiete.
Estes novos empreendimentos surgem como resultado de um trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), que apoia institucionalmente empreendimentos comerciais e industriais como a SEBREM, que gera empregos, priorizando moradores de Gagé e outros bairros.
“Esta nova maneira de fazer política, procurando parceiros e incentivando o investimento na cidade tem proporcionado resultados extremamente positivos. Hoje temos empresários e entidades, que vendo nosso trabalho se tornam parceiros, exercendo a cidadania e atuando com grande responsabilidade social’, afirma o secretário Alessandro Dalla Vedova que enumera entre outros a instalação, em parceria com a iniciativa privada e com o apoio dos órgãos de segurança pública, de 10 (dez) unidades de monitoramento em vários pontos do município, contribuindo significativamente para uma segurança mais eficaz na cidade. “Ainda aguardamos o projeto olho Vivo que o Governo do Estado prometeu pra Lafaiete. Mas, não esperamos de braços cruzados. “Fizemos nossa parte”, afirma. Também neste sentido, Dalla Vedova aponta a limpeza do rio bananeiras com uso de máquinas cedidas pela iniciativa privada. “Só pensa que é uma coisa simples, quem não mora na região ribeirinha, quem não tinha a casa inundada por enchente e agora não tem mais”.
Ainda no início de 2013, uma das primeiras ações da atual administração foi buscar melhorias para o Aeroporto das Bandeirinhas. “Imagina nossa surpresa ao ouvir do diretor de Infraestrutura Aeroviária, Marco Antônio Migliorini, que era a primeira vez que o município se manifestava em busca de recursos para o aeroporto e que por isso, Lafaiete não havia sido incluída em nenhum programa destinado a aeroportos”. Desde novembro de 2012 o aeroporto se encontrava interditado para pousos e decolagens e várias ações da prefeitura resultaram na desinterdição do local.
Conselheiro Lafaiete já está incluída no projeto CRER (Caminho Religioso da Estrada Real) Placas de sinalização foram instaladas indicando o trajeto do roteiro turístico que passará pelo município.
Apoio ao homem do campo
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia o homem do campo e cede os serviços de um técnico em agropecuária que fica à disposição de feirantes e produtores rurais para visitas e orientações. Quem cultiva horta comunitária recebe suporte técnico e doações de sementes, ferramentas e apoio para comercialização de produtos no Mercado do Produtor, fortalecendo a Agricultura Familiar e o Programa de Aquisição de Alimentos. Produtores de São Gonçalo e Mato Dentro já se inscreveram no Projeto Nossa Roça. Em parceria, a prefeitura, Circuito Villas e Fazendas de Minas e Fundação Dom Cabral oferecem a eles a possibilidade de receber turistas nos finais de semana e feriados.
O mercado do produtor encontra-se em obras de revitalização para melhor receber os cidadãos de Lafaiete e região. Em breve teremos um novo espaço aconchegante para fomento de negócios, lazer e alimentação.
Luzes de Natal
Em 2014 Lafaiete terá uma maior quantidade de locais contempladas com a beleza das luzes de Natal. As entidades ACIAS (associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços) ADECOL (Agência para do Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio de Comércio de Conselheiro Lafaiete (SINDCOMÉRCIO) são parceiras da secretaria no projeto Luzes de Natal, que além de ser uma atração turística para a cidade fomenta o comércio com o aumento de visitantes.
Entre janeiro de 2013 e maio de 2014 foram abertas 364 empresas na unidade do Minas Fácil em Lafaiete. Número que reforça a vocação comercial da cidade. Para abertura de empresa os interessados contam com orientação da secretaria, Minas Fácil e ADECOL, que são parceiros da prefeitura.
Relações Institucionais
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico busca incessantemente a inclusão de Lafaiete na expansão das grandes empresas da região. As relações institucionais com empresas como Vale, Gerdau, CSN e outros, que estavam rompidas há anos, foram restabelecidas. A SEMDEC atua em várias frentes de trabalho como apresentação da Lei de Isenção de impostos a pequenos produtores e entidades sem fins lucrativos; busca da regularização do uso de espaços públicos e funcionamento dos ambulantes; provocação e participação de curso com o SEBRAE sobre compras públicas visando fomentar o volume de compras pelo município de micro e pequenas empresas.
Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável
Pela primeira vez o município de Conselheiro Lafaiete vai realizar a Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. De 22 a 28 de setembro comerciantes, empresários, empreendedores e comunidade em geral estarão discutindo assuntos relevantes para a cidade como comércio, indústria, agropecuária e turismo.
A programação é diversificada e inclui palestras e oficinas com renomados profissionais, como Cristiano Lopes, Ubiraney Figueiredo, Luis Otávio Reis Teixeira, Amadeu Castanho e Maarten Van Sluys. Entre os temas estão: Gestão, Cenário e Oportunidades; Estratégias da gestão Pública Regional para o Turismo; Empreendedorismo; Educação Financeira e Como vender para o Poder Público.
No encerramento haverá leilão agropecuário e copa regional de marcha.
Todas as atividades serão gratuitas.