Conselheiro Lafaiete volta entre as melhores cidades da Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI 2018.

Aconteceu no período de 09 a 15 de outubro, na cidade de Lavras, a Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais – 2018 competição em que as equipes lafaietenses fizeram bonito e voltaram com dois títulos e quarto lugar na bagagem.
No Handebol Feminino as comandadas do técnico Marco Aurélio “Lelo” foram as primeiras a se sagrarem campeãs após baterem a equipe de Lavras por 25 x20 na partida final. Como de costume, a equipe lafaietense impôs um ritmo avassalador no início da partida chegando a abrir 8 gols de frente. No segundo tempo, a equipe da casa, empurrada por sua torcida, conseguiu encostar no placar e chegou a estar perdendo de 2 gols para Lafaiete, que novamente acelerou a partida e conseguiu abrir a vantagem de 5 gols sagrando-se Campeã Regional pela primeira vez em sua história. Este ano, a equipe já havia conseguido o feito inédito de ser campeã microrregional. Nossa cidade ainda teve a artilheira da competição, a atleta Janaína Galeppe.
Também no Basquete Feminino, com fortes emoções do início ao fim da competição, o time lafaietense foi campeão novamente de uma etapa dos Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI. Com jogos disputadíssimos e viradas impressionantes, as meninas do técnico Marcelo “Bené” e do auxiliar técnico Gilson Monteiro conseguiram trazer o troféu para nossa cidade.
Na primeira partida da competição, a equipe lafaietense perdeu para o forte time de São Lourenço por 69 x 26. Na segunda partida, a equipe se recuperou da derrota e venceu a equipe de Cataguases por 57×26. Na terceira partida da competição, tanto a equipe de Conselheiro Lafaiete como a equipe de Três Corações precisavam vencer para seguirem vivas na competição. O jogo foi muito disputado do início ao fim com as equipes se alternando na liderança do placar. Ao fim do primeiro quarto, a primeira surpresa da partida; após estar vencendo por 3 pontos de frente, a equipe lafaietense foi surpreendida e sofreu a virada a 20 segundos do fim, cabendo as meninas de Lafaiete buscar o empate a segundos do término da partida e levando a partida para a prorrogação. A grande emoção da partida foi justamente a 5 segundos do fim da prorrogação, Três Corações vencia a partida por 3 pontos de vantagem e ainda tinha mais um lance livre a ser batido, aí que veio o grande momento, a atleta tricordiana errou o segundo lance livre, a atleta Patrícia de Conselheiro Lafaiete pegou o rebote e saiu em disparada para o ataque dando o passe para a armadora Sheila arremessar faltando menos 1 segundo para o fim do jogo. Sheila conseguiu acertar o arremesso de três, levando todos os presentes no ginásio a emoção por ter acertado o lance com o cronômetro zerado levando a partida para a segunda prorrogação.
Na segunda prorrogação, a equipe lafaietense conseguiu abrir uma boa pontuação e sair vencedora pelo placar final de 59 x 54, com o resultado o selecionado o time avançou em segundo lugar da chave para pegar a equipe de Matias Barbosa, que classificou – se em 1º lugar na outra chave.
Na semifinal, Conselheiro Lafaiete encarou a forte equipe e uma das favoritas ao título, Matias Barbosa, que conta com atletas de Montes Claros, Santa Luzia e Juiz de Fora. Conseguindo impor um bom ritmo de jogo e contando com uma equipe coesa, Conselheiro Lafaiete superou um dos favoritos da etapa pelo placar de 35×31.
Na final, Conselheiro Lafaiete enfrentou outra vez o time de São Lourenço, favorito ao título e que estava invicto na competição. Dessa vez, as determinadas jogadoras lafaietenses conseguiram impor um ritmo forte e uma marcação encaixada que não deixou as adversárias abrirem frente no placar. No fim do último quarto, nossas atletas conseguiram a virada e chegaram ao título, a partida terminou 42×39 para nossas atletas. A equipe de basquete feminino não era favorita ao título da etapa, mas com muita raça, determinação e talento, mostraram do que são capazes e chegam forte na Etapa Estadual do JIMI – 2018.
O basquete masculino terminou na quarta colocação da competição após perder a disputa de terceiro lugar numa partida emocionante que foi decidida na prorrogação, o terceiro lugar ficou com o selecionado de Cataguases. Já o vôlei masculino foi eliminado ainda na primeira fase da competição. Porém, com os resultados, Conselheiro Lafaiete ficou com a 3º Colocação Geral da Etapa, entre as 24 cidades que participaram da disputa, que foi vencida pela cidade sede da Regional. Nossa cidade ficou à frente de cidades que possuem uma arrecadação maior como Congonhas, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Três Corações.
Com os títulos, as equipes de handebol e de basquete feminino, classificaram para a tão sonhada Etapa Estadual, que reunirá em Uberlândia, no período de 13 a 18 de novembro somente os campeões e vice-campeões das quatros regionais, ou seja, as 8 melhores equipes do Estado de Minas Gerais.
De acordo com Bruno Santiago, Gerente da Secretaria de Esportes e Lazer, todo esse sucesso das seleções lafaietense só é possível graças ao esforço e dedicação dos atletas que sempre se empenham para representar o município, ao ao apoio da administração e ao planejamento que foi traçado objetivando elevar o nome de nossa cidade novamente no cenário esportivo coletivo.