Coordenadoria de Defesa realiza reunião para apresentação do Plano de Contingência para o período chuvoso

Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do município realizou na quinta-feira, 14/10, reunião para apresentação do Plano de Contingência da Defesa Civil para o período chuvoso compreendido entre outubro de 2021 a março de 2022.
O Coordenador da Defesa Civil Augusto Júnior Araújo apresentou as principais áreas de riscos de inundações e deslizamentos do município. Ele explicou que o foco do planejamento é de que o município esteja resiliente durante este período. “Para tal foi necessário traçar estratégias e diretrizes juntamente com as forças de segurança e defesa além de diversos setores do município”, comentou. Com esta mobilização participaram da reunião o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Assistência Social, Defesa Civil, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Obras, Departamento de Trânsito, Secretaria de Educação, Setor de Comunicação da Prefeitura e o Vereador Eustáquio representando a Câmara Municipal.
Para o Coordenador Augusto, o Plano de Contingência tem como principal objetivo traçar os procedimentos a serem adotados de imediato pelos órgãos e entidades envolvidas nos casos de sinistros a fim de obter resposta rápida a emergências e desastres relacionados a eventos naturais. Por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO), deverão estar organizados e em alerta para realizar os trabalhos urgentes para prestarem ações de socorro, ajuda humanitária, encaminhamento de desabrigados e desalojados, reabilitação dos ambientes, com o intuito de minimizar os danos às pessoas e prejuízos decorrentes. Haverá, portanto, uma escala de sobreaviso durante finais de semana, feriados, Natal, ano novo e etc. A ação garante que os serviços de emergência sejam prestados continuamente, sem que o município fique desguarnecido durante o período chuvoso.
Além da ação em situações de urgência e emergência a Defesa Civil atua diariamente nas questões relacionadas ao cadastro e monitoramento de áreas de risco, no estado de alerta, alarme e nas atividades de resposta.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou a relevância do trabalho que é executado pela equipe da Defesa Civil e comentou que a administração municipal se antecipa ao período chuvoso com diversas ações que foram realizadas.