Crianças são envolvidas em projeto de combate à Dengue

614
Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_Material
Material.

 

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Combate a Endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino, lançará na próxima terça-feira, 07/04, o Projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue”. O projeto visa a formação de agentes mirins, como multiplicadores das ações de combate à Dengue. Para o projeto foram selecionadas crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária de 8 a 13 anos, que atuarão nas escolas e nos bairros onde está inserida. Os alunos nomeados pela escola participaram de um curso de capacitação para levarem aos moradores informações relevantes de controle e combate à Dengue.

Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_CAIC
Escola Municipal Dr. Rui Pena – Caic.

Apesar de inúmeras campanhas realizadas e a todo o momento os veículos de comunicação informarem sobre a situação da Dengue no país, ainda se encontram muitos focos positivos, principalmente dentro de residências e ainda se registram muitos casos da doença no país. Outro aspecto que dificulta o trabalho de combate à Dengue é a recusa de algumas pessoas em atender os agentes. Com o projeto, espera-se que a sensibilização parta dos alunos e que a comunidade se sinta motivada a participar mais das ações preventivas realizadas pelo setor de controle de endemias, buscando uma mudança na atitude das pessoas com a adoção de condutas saudáveis em seu ambiente.

Cinco escolas já aderiram ao projeto: Escolas Municipais Nilce Moreira, Dr. Rui Pena – Caic e Napoleão Reis e as Escolas Estaduais Narciso de Queirós e Luiz de Melo Vianna Sobrinho. Ao todo 45 agentes mirins iniciarão suas atividades nas próximas semanas. A primeira tarefa será interna e, em seguida, serão realizadas ações externas.

Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_Napoleao-Reis
Escola Municipal Napoleão Reis.
Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_Narciso-de-Queiros
Escola Estadual Narciso de Queirós.
Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_Nilce-Moreira
Escola Municipal Nilce Moreira.

 

Criancas_Projeto_Sensibilizacao-Combate-Dengue_Luiz-de-Melo-Vianna-Sobrinho
Escola Estadual Luiz de Melo Vianna Sobrinho.

Cada grupo de agentes será acompanhado por um monitor. Estes monitores são supervisores de turmas de combate a endemias e já possuem experiência no setor. Os agentes mirins receberam todo o material de trabalho e também uniforme que ajudará na identificação.

Escolas que ainda estiverem interessadas em participar podem procurar o setor de Combate à Endemias, na Secretaria Municipal da Saúde ou entrar em contato pelo telefone (31)3763-9525.

Dengue

O município de Conselheiro Lafaiete continua mantendo baixo o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. O resultado do último LIRA (Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti) realizado na cidade em janeiro de 2015 apontou um índice de 0,2, número considerado baixo pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitável o índice de 1%.

Porém, é necessário que toda população continue em alerta e executando as ações que ajudam a manter longe o mosquito transmissor da doença, entre elas: manter a caixa d’água bem fechada, encher de areia os pratinhos dos vasos de planta, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, manter bem tampados tonéis e barris d’água, não deixe água de chuva acumular sobre a laje e em recipientes nos quintais.

O setor de endemias funciona nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde, à rua Rodrigues Maia, 490, bairro Angélica. Mais informações no disque Dengue 3769-2555 de 7h às 17h.