CRM realiza 1º Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

651
0

O Centro de Referência da Mulher “Matilde da Silva Cruz”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na sexta-feira, 24 de março, o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento aconteceu no Solar Barão do Suaçuí, com presença expressiva e representatividade de instituições de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. Durante todo o dia foram abordados temas de fundamental relevância para a questão da violência contra a mulher, que tem registrado crescimento alarmante em todo o país.
A abertura do evento foi realizada pela Assistente Social Aline, da Secretaria de Desenvolvimento Social e contou com a presença da Vereadora Damires Rinarly e da Secretária de Governo Simone do Carmo. A apresentação teatral com a peça Maria, promoveu uma reflexão sobre a valorização da mulher.
As palestras abordaram temáticas importantes, como trabalho em rede, desafios e propostas, apresentado pela Psicóloga Cláudia Natividade. Ela é gerente do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres, equipamento do estado de Minas Gerais especializado no atendimento psicossocial de mulheres em situação de violência e supervisora clínico/institucional do Centro de Referência da Mulher (CRM) em Conselheiro Lafaiete.
A Assistente Social Franciele Gonçalves Moreira apresentou estudo sobre aspectos do trabalho com processo de adoecimento das trabalhadoras do SUAS, que é o Sistema Único de Assistência Social.
A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Psicóloga Ana Paula Miranda, mostrou as estatísticas e fluxos do trabalho do CRM, ela informou que neste primeiro ano já foram feitos 128 cadastros de mulheres vítimas de violência.
A Delegada de Policia Civil Dra. Renata Ribeiro Fagundes falou, de forma remota, sobre os mecanismos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no estado.
O seminário também contou com a presença da Sargento Cristiane, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar, que apresentou o trabalho realizado pela equipe.
O Centro de Referência da Mulher completou neste mês 1 ano de funcionamento. Inaugurado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete em 8 de março de 2022, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na ocasião o CRM prestou homenagens à família da Sra. Matilde da Silva Cruz e à mulheres que contribuíram em suas áreas de atuação que fazem parte da rede, que são saúde, segurança, assistência social e judiciário.
O Centro de Referência da Mulher funciona na Rua Orival Albuquerque, 26, Bairro Campo Alegre. Contato e informações pelo telefone 9 99239-0758.