Curso de capacitação mobiliza coordenadoria de Defesa Civil da região

curso capacitação

Foi encerrado nesta quinta-feira 31/03, a 2ª Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, realizada pelo Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais. O treinamento contou com a parceira da coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Fundação Estadual de Meio Ambiente, e apoio da coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete e 2ª Cia Bombeiros de Conselheiro Lafaiete.

O evento realizado entre os dias 29 e 31/03, visou o aperfeiçoamento dos agentes técnicos de defesa civil dos municípios para desenvolvimento de ações preventivas, educativas e de redução de riscos e desastres.

Para o gerente de Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete, Carlos Alberto de Oliveira, a capacitação na região Vertentes era um anseio das coordenadorias de Defesa Civil.

20160329_091132

O diretor técnico e representante do Gabinete Militar do Governador, Ten. Cel. PM, Júnior Silvano Alves afirmou as mudanças climáticas provocam maior necessidade de implementação de políticas públicas em prol da prevenção efetiva aos desastres. Júnior Silvano destacou que o Governo do Estado lançou o Programa Minas Mais Resiliente que atenderá inicialmente 65 municípios tendo como propósito geral preparar as cidades para maior capacidade de resistência a eventuais desastres, como seca, alagamentos, entre outras situações de risco.

Ao final do curso de capacitação os participantes receberam certificados. Participaram do curso, representantes dos municípios de Ouro Branco, Barbacena, Viçosa, Bicas, Congonhas, Carandaí e Barroso, além dos agentes de PSF de Conselheiro Lafaiete.