Defesa Civil disponibiliza acesso para acompanhamento do nível do Rio Bananeiras

1927

A Defesa Civil está compartilhando com a população, em especial aos moradores e comerciantes às margens do Rio Bananeirasas, informações de monitoramento do nível do rio feito pela estação de monitoramento hidrológico, instalada na Rua Dr. Moreira (perto do Viaduto Duartina Nogueira Resende).
“Esperamos que com os alertas emitidos pelo sistema da defesa civil de SMS 40199, e a consulta a este monitoramento, a população tenha condições de se antever aos possíveis riscos relacionados às inundações. Com isso, os moradores ribeirinhos às margens do Bananeiras não precisam mais chegarem próximo ao leito do rio para verificarem o nível, basta acessarem o link abaixo. Os moradores devem estar atentos quando o nível ultrapassar 1,0 m, o nível crítico a 1,5 metros e as inundações ocorrem acima de 1,5 metros”, explicou Augusto Júnior Araújo, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Esta é uma ferramenta de prevenção, pois sabemos que este monitoramento não resolve o problema das inundações. Nestes 2 últimos períodos chuvosos 2020 e 2021, os índices pluviométricos estão acima do esperado, a exemplo, citamos janeiro 2020, quando o esperado para todo o mês era de 300 mm, sendo registrados 594 mm, destes, 130 mm somente no dia 24/01/2020.
O sistema a laser monitora a cota do nível da lâmina d’água e ainda captura a imagem horária, sendo GMT-3, ou seja o horário observado deve ser subtráido em 03 horas, por exemplo se a pessoa fizer uma observação às 10:00 horas na realidade refere-se às 07:00 horas. As consultas podem ser feitas via smartphone, computadores, notebooks ou tablets.
Este equipamento pertence ao CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais) do governo federal, a defesa civil é responsável por coletar os dados, divulgar à população e realizar a limpeza do mesmo. As manunteções eletroeletrônicas são feitas pelo CEMADEN uma vez por ano.
Para acessar basta clicar no link: