Defesa Civil Municipal participa do seminário internacional para gestão de riscos de desastres

defesa_civil_1
Conselheiro Lafaiete esteve representada no Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres. Cerca de 400 pessoas de todo o país participaram do seminário, organizado pelo Gabinete Militar do Governador na sexta-feira 15/03.

defesa_civil_2Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastres: chuva, estiagem, incêndios florestais, terremotos, entre outros, por isto a busca de conhecimento para aprimorar as ações em defesa civil foram discutidas. Segundo o Chefe do Gabinete Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM, Luis Carlos Dias Martins, como faz parte da cultura Japonesa a prevenção para o desastre, houve a troca de experiências.

Para a Professora e conferencista da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo, o importante é ensinar as crianças a se prevenir de qualquer desastre. Elas vivem no risco, até porque são crianças, são indefesas. De forma lúdica é ensinado a elas o que fazer em caso de acidentes. Além disto, no Japão, é comum em grandes calamidades a própria população se ajudar e se proteger. Assim, não precisam esperar o poder público e sabem o que fazer na hora de um terremoto, por exemplo, diminuindo, inclusive, o número de vítimas.

O evento foi promovido em parceria com o Consulado Geral do Japão em Belo Horizonte, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Governo de Minas Gerais e contou com participação do Secretário de Defesa Social de Conselheiro Lafaiete, Paulo Sarmento; do gerente da Defesa Civil, Carlos Alberto e do encarregado Júnior Gualberto.

Fonte: defesacivil.mg.gov.br.