Departamento de Meio Ambiente contribui com bombeiros no combate à incêndios e pede conscientização no uso de água

582

O Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete encaminhou ao Departamento Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Lafaiete agradecimento formal pelo apoio dado à entidade neste momento crítico em que a unidade vem trabalhando intensamente no combate aos diversos focos de incêndio que estão ocorrendo na cidade.

O departamento fez intervenções no ponto de captação de água não potável no bairro São Judas Tadeu (Estiva), na rua Francisco Pereira dos Santos  e no parque de exposição. A melhoria no local proporcionou mais agilidade no carregamento do caminhão pipa de combate à incêndio.

A melhoria já facilitou o trabalho dos bombeiros no combate ao fogo no último final de semana às margens do ribeirão ventura Luiz, no bairro Gigante, segundo informou o comandante do 3º Pelotão, Ronaldo Rosa de Lima.

O gerente do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Lafaiete, Anderson Luís Pereira, informou que o setor vem orientando a população sobre a necessidade de usar de forma consciente a água neste momento crítico em que todo o país vive.  “Por onde passamos podemos observar que ainda há desperdício, apesar da sociedade estar se conscientizando. O desperdício maior tem sido notado nas comunidades a de Buarque e São Vicente”, informou. Entre as situações mais graves ele destaca a denúncia de moradores das localidades de que há pessoas enchendo piscina com água potável, além de outros desperdícios como lavagem de caminhões, manter torneira aberta com uso de mangueira para lavar calçadas e outros. “Tem lugar que as pessoas não economizam água porque eles não pagam. São lugares onde não há cobrança de taxa, porque a prefeitura fornece a água por meio de caminhão pipa com água potável. A média de gasto de água por uma pessoa/dia segundo estudos do IBGE e em torno de 88 litros. Nestas localidades esta média sobe para 220 litros”, afirma Anderson.

Anderson_Meio-Ambiente
Gerente do Departamento de Meio Ambiente            Anderson Luis Pereira.

Outra orientação do gerente do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Lafaiete é em relação às queimadas. “Esta situação é grave. A umidade do ar já está quase em nível crítico. Os focos de incêndio causam problemas para saúde principalmente para os mais idosos e as crianças. Pedimos para que as pessoas denunciem quem inicia estas queimadas. Tirem fotos, informem, denunciem. Hoje temos que agradecer demais aos bombeiros que estão trabalhando muito para amenizar esta situação”, conclui Anderson Luis Pereira.