Dia D contra a raiva será neste sábado dia 02/07/2022

2049
0

Acontece neste sábado dia 02/07/2022 das 08 as 16h o dia D contra a raiva, com a vacinação de cães e gatos, nos Postos de Saúde, escolas municipais e no Centro de Controle de Zoonoses CCZ – situado na Rua Pedro Camargos, 240 no bairro São Sebastião. Todos os cães e gatos saudáveis a partir dos 4 meses de idade devem se vacinar anualmente contra a doença.
Aqueles que realizaram dose de reforço no início do ano de 2022, em campanha extraordinária na região do bairro Barreira, deverão realizar dose de reforço no dia 02/07/2022.
A raiva é uma doença de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato). Existem medidas eficientes de prevenção, sendo principal para os animais a vacinação que já é realizada há vários anos e vale ressaltar que não temos registro de casos da doença em Conselheiro Lafaiete.
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Vale ressaltar que há mais de 10 anos não havia nenhum caso de raiva humana em Minas Gerais e recentemente houve a confirmação de 4 casos de raiva humana, além de um felino doméstico diagnosticado em Belo Horizonte.
A vacinação contra raiva é gratuita. Os proprietários de cães e gatos têm por obrigação, conforme legislação, manter a vacinação dos seus animais em dia. A vacina deve ser aplicada anualmente para manter a sanidade dos animais. Os cães e gatos que tiverem 4 meses ou mais de idade deverão ser vacinados.
A vacina será aplicada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em hipótese alguma será deixada com o proprietário do animal para aplicação posterior.
Para mais informações a respeito da raiva acesse: https://cutt.ly/VKS2Cdt