Dia das Violas de Queluz será comemorado em Lafaiete

992

Como ocorre desde o ano de 2009, quando foi sancionada a Lei Nº 5.141 que instituiu o “Dia Municipal das Violas de Queluz”, acontece na próxima quarta-feira, 25 de março a solenidade alusiva a data.

Tradicionalmente três personalidades que contribuem para a divulgação e preservação da Viola de Queluz, merecem o reconhecimento oficial, feito pelo município. Este ano os homenageados são: Alexsandra Barbosa Gabriel, Fabrício Pereira Simões e David Tavares Vieira.

Dia-da-Viola-de-Queluz_homenageados_01
Alexsandra Gabriel, David Tavares e Fabrício Pereira.

 A jornalista Alexsandra Gabriel, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura durante os anos de 2007 e 2008 atuou de forma decisiva para que Conselheiro Lafaiete fosse intitulada através de decreto municipal “A cidade das Violas de Queluz”. Alexsandra Gabriel também utiliza de sua profissão de para difundir as Violas de Queluz e defendê-las em reportagens e artigos jornalísticos.

Fabricio Pereira Simões leva as violas em seu próprio nome. Conhecido artisticamente como “Fabrício da Viola”, o músico/violeiro foi um dos primeiros artistas a se assumir publicamente como tal. Também é o organizador do encontro de violeiros que reúne dezenas de músicos do país inteiro. Apaixonado pelo instrumento musical participa todos os anos do Festival de Violeiros, em Barretos (SP).

O luthier David Tavares Vieira é o terceiro homenageado. É também o mais recente fabricante de Violas de Queluz , que se tem registro, aprimorando-se na arte de fabricar e consertar o instrumento, que também toca com maestria.

Dia-da-Viola-de-Queluz_convite_01As violas e a história

A importância das Violas de Queluz como patrimônio histórico e cultural do município de Conselheiro Lafaiete foi ressaltado mais uma vez pela secretária de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia, lembrando que a cidade se tornou conhecida nacionalmente pela fabricação das violas que eram produzidas pelas famílias Meirelles e Salgado entre o final do século XIX e início do século XX.

Este ano a data ganha um novo motivo de comemoração. Já está em poder do município de Conselheiro Lafaiete a salvaguarda do modo de fabricação das Violas de Queluz.

Os documentos que compõem o dossiê foram reunidos por meio de estudos e pesquisas da Secretaria de Cultura e têm reconhecimento do município e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico. Segundo a secretária Mauricéia Aparecida Ferreira Maia em 26/11/2014 foi assinado pelo prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto o decreto que registra a forma como patrimônio imaterial do município. Sendo assim, qualquer pessoa que queira identificar ou fabricar uma viola no modelo Queluz terá que seguir as regras que estão contidas no documento.