Dia das Violas é comemorado em Lafaiete

IMG_0467A noite de 29/03 foi de festa, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemorou o “Dia Municipal das Violas”, no Solar do Barão de Suaçui. Instituído em 2009, através da Lei Nº 5.141, o Dia Municipal das Violas visa resgatar e valorizar a história do patrimônio que é símbolo de Lafaiete, as Violas de Queluz.
Na abertura o Prefeito Mário Marcus destacou a relevância deste momento em que se destaca um dos símbolos de nossa terra, as Violas de Queluz. Enfatizou que irá apoiar a cultura na cidade, sobretudo, apoiar os inúmeros artistas que atuam nas mais diversas áreas culturais. Saudou as famílias Salgado e Meireles, que sempre prezaram pela manutenção do patrimônio e a família do Sr. Quincas de Almeida, que participaram da noite festiva.
A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete foi representada pelo Vereador Geraldo Lafayette.
Após a abertura oficial foi realizada a instalação do quadro em homenagem ao Sr. Joaquim Rodrigues de Almeida, também conhecido como Quincas de Almeida, que foi um grande historiador, tendo levantado a história do Campo Alegre dos Carijós e de Queluz e seus distritos, deixando vasto material referenciado, atualmente sob a guarda do Museu e Arquivo Antônio Perdigão. Em seguida ocorreu a reabertura do Memorial das Violas de Queluz, que foi readequado por retratar a importância histórica e cultural que as violas de Queluz detém no cenário artístico e cultural no estado de Minas Gerais.
As apresentações culturais da noite festiva ficaram a cargo dos Poetas do Grupo Lesma, Fabricio Viola e Araguaia, os alunos da Escola Vivace, a cantora Rosângela Santos e músicos e violeiros do Grupo Viola Inviolada.
As Violas de Queluz, além, de terem sido fonte de subsistência na cidade, foram também um marco de projeção do nome Queluz de Minas para o Estado, e parte do território nacional. Hoje, o IEPHA, também reconhece a importância das Violas de Queluz, na história do Estado, e tem a pretensão de projetar seu modo de fabricação a nível de toda Minas Gerais.