Dia internacional da Agricultura Familiar é lembrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

WhatsApp Image 2017-07-25 at 10.34.28O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana, o Gerente de Agropecuária e Abastecimento, Arthur Nascimento e a equipe da Secretaria cumprimentam os pequenos produtores rurais pela passagem desta data, 25/07, em que se comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar. Arthur Nascimento informa que a data faz coro aos debates promovidos em 2014 pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para aumentar na sociedade a conscientização e o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam como também ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiá-los. Relata que dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar. “Vale frisar que, nesse processo, técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e conhecimento popular estão presentes. Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. Portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo”, frisou.
A agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando em prol do fomento da agricultura familiar em Conselheiro Lafaiete. A interação entre os principais agentes no processo de fortalecimento da agricultura familiar é um dos principais pilares para que o setor possa se desenvolver ainda mais no município, uma vez que grande parte da produção da região é proveniente da agricultura familiar.