Dr. Ivar apresenta principais ações do governo

Dr.Ivar_apresenta_principais_acoes_do_governo_01Na manhã do último sábado, 25/04, a administração municipal de Conselheiro Lafaiete fez uma apresentação pública das principais ações do governo no biênio 2013/2014. Com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade a administração municipal apresentou dados numéricos, estatísticas, e fotos para apontar os principais investimentos em áreas como saúde, educação, esportes, cultura e desenvolvimento social, entre outros.

Dr.Ivar_apresenta_principais_acoes_do_governo_04Dr. Ivar fez a apresentação dos dados que resumem o trabalho da equipe de governo nos últimos dois anos. O prefeito apontou as melhorias no atendimento dos serviços de saúde, a reforma de várias escolas municipais, a instalação do Campus Avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a ampliação do ensino em tempo integral, asfaltamento, construção de rede pluvial em vários bairros da cidade, dentre outras ações.
Dr.Ivar_apresenta_principais_acoes_do_governo_03

Números

Dados importantes foram apresentados como o investimento de 124 milhões, 573 mil reais em saúde, em dois anos. O que equivale a 31,59% do orçamento do município no ano de 2013; e de 33,81% no ano de 2014. O exigido por lei é de 15%.

Em Educação os números apontam investimentos de 96 milhões, 563 reais. Também nesta área Lafaiete investiu mais que os 30% exigidos por lei.

“Basta comparar nossos índices com os de outros municípios mineiros que fica fácil perceber que nosso compromisso com o tripé saúde, educação e assistência social tem pautado nossas ações”, afirmou Dr. Ivar.

Os servidores municipais tiveram melhorias consideráveis, entre elas, os reajustes salarias e do vale-alimentação. Em dois anos o reajuste do salário dos funcionários chegou ao acumulado de 13,37%. Este ano o prefeito já encaminhou à Câmara o Projeto de Lei que prevê o reajuste de 8,42%, que aprovado elevaria o reajuste na atual administração para o acumulado de  21,79%. Já o vale-alimentação foi reajustado em 125% no governo de Dr. Ivar e passará a valer R$225,00 em abril (data retroativa).

O prefeito esclareceu também os motivos que levaram à paralisação de obras como a de recuperação da rua Alfredo Elias Mafuz, no bairro Santa Matilde e do Hospital Regional. Com relação à rua Alfredo Elias Mafuz a conclusão das obras depende de liberação de verba do Governo Federal. No mesmo recurso que é aguardado está contemplada a construção da ponte da rua Maria Júlia, em Gagé. “O que é de responsabilidade do município, fizemos. Porém precisamos aguardar a liberação da verba do Governo Federal para o término da obra”, esclareceu.  Dr. Ivar esclareceu também porque a rua que liga importantes áreas como centro/Santa Matilde não foi liberada para tráfego de veículos. “Alguns comerciantes e moradores daquela região pediram a liberação. Solicitamos da empresa construtora um laudo por escrito que apontasse segurança para a liberação. Porém  a empresa ao contrário, apontou que haveria riscos e por isso não houve a liberação da via”.

Já com relação ao hospital regional o prefeito reafirmou que a obra começou de foram errada e que estava prevista a instalação de 70 leitos na unidade de saúde, número abaixo do que atualmente preconiza o Ministério da Saúde. Dr. Ivar frisou ainda que a auditoria realizada a pedido da atual administração apresentou irregularidades, entre elas diferença de valores entre o que deveria ter sido aplicado e o que realimente foi feito pela empresa responsável pela obra.

Entre as centenas de pessoas presentes o vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro São Benedito, Geraldo Sabino de Azevedo, avaliou positivamente as ações apresentadas pela administração municipal. Segundo ele, o município está no caminho certo e vem sendo bem administrado com os poucos recursos que tem. Geraldo Sabino também cobrou maior participação da população no acompanhamento das ações da prefeitura para que haja informação daquilo que vem sendo feito na cidade.

O presidente da Associação Comunitária do Bairro São Dimas, Fábio José da Silva, classificou o encontro como uma oportunidade para a população saber o que a administração municipal está fazendo. Segundo o presidente foi importante saber onde estão sendo aplicados os recursos e conhecer os projetos para o futuro. “Está transparecendo que os recursos estão sendo bem aplicados e que os projetos estão voltados para a área social com o objetivo de atender a população”, concluiu.

O material apresentado pela administração municipal será disponibilizado no site oficial da prefeitura que é o www.conselheirolafaiete.mg.gov.br. Já os questionamentos entregues por escrito pelos participantes serão respondidos no prazo máximo de 15 dias.