ECOTRES dá mais um passo para funcionamento do Aterro Sanitário Regional

As prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco por meio do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) deram mais um passo para o funcionamento do Aterro Sanitário Regional. Nesta terça-feira, 10/06, autoridades e representantes de entidades e setores públicos ligados ao meio ambiente participaram do ato simbólico de assinatura do contrato entre o Ecotres e a empresa Ecovia Valorização Resíduos Ltda, vencedora da licitação que vai atuar na operação do aterro sanitário.

O evento foi realizado onde funcionará o Aterro Sanitário,  no Alto da Varginha, próximo a MG 129,  e contou com a presença do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; da prefeita de Ouro Branco, Cida Campos e do vice-prefeito de Congonhas, Arnaldo da Silva Osório, que representou o prefeito José Cordeiro de Freitas (Zelinho); o administrador e representante da empresa Ecovia, Domênico Barreto e o procurador do ECOTRES, Flávio Geraldo Vieira dos Santos.

O contrato prevê a atuação da empresa Ecovia na operação do Aterro Sanitário por 15 anos. O representante da empresa, Domênico Barreto afirmou que a Ecovia tem a experiência de atuação em outros aterros sanitários. Segundo ele, o trabalho realizado pelo ECOTRES na construção do Aterro Sanitário foi importante e está alinhado à Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê o encerramento dos lixões em agosto de 2014. “Vários municípios se acomodaram e outros em dificuldade não levaram em consideração a lei. Aqui é bem diferente e isso é muito importante”, frisou Domênico.

Dr. Ivar, prefeito de Conselheiro Lafaiete, que é presidente do ECOTRES, classificou a assinatura do contrato com a Ecovia como um passo importante para o funcionamento do Aterro Sanitário. Segundo Dr. Ivar para o funcionamento do aterro, o ECOTRES aguarda a autorização provisória de operação, que foi requerida junto a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram). O presidente do ECOTRES frisou ainda que o funcionamento do Aterro Sanitário Regional encerrará as atividades no lixão dos três municípios. Projetos neste sentido já estão em andamento junto a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba).

Para a prefeita de Ouro Branco o Aterro Sanitário é o maior investimento público regional. Cida Campos destacou a seriedade e transparência dos municípios envolvidos no projeto, com a aplicação dos recursos para a sua construção.