ECOTRES inaugura Aterro Sanitário Regional

2351

As prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco por meio do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) inauguraram as obras do Aterro Sanitário Regional, nesta quinta-feira, 03/07. Autoridades e representantes de entidades e setores públicos como a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), vinculada ao Ministério da Integração Nacional participaram da solenidade.

Localizado no Alto da Varginha, próximo à MG 129 o Aterro Sanitário foi construído com recursos do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio da CODEVASF com contrapartida dos três municípios. A empresa Ecovia será responsável pela operação no local que terá capacidade para processamento do lixo de até 150 toneladas por dia.

Para o prefeito de Conselheiro Lafaiete e presidente do ECOTRES, Ivar de Almeida Cerqueira Neto o aterro é uma conquista para os três municípios. Dr. Ivar ressaltou que embora a obra esteja pronta, o ECOTRES aguarda a liberação da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), no qual foi requerida a autorização provisória de operação. “A entrega da obra é um passo importante para o encerramento dos lixões nos três municípios. O aterro significa zelar pelo meio ambiente aliado à lei federal que determina o encerramento dos lixões”, frisou o prefeito.

A prefeita de Ouro Branco, Cida Campos destacou o ECOTRES como um exemplo de consórcio que deverá ser seguido em outras áreas da administração pública. Para ela, a união dos três municípios foi fundamental para a construção do Aterro e frisou que o encerramento dos lixões trará dignidade para as pessoas, melhorando a saúde e o meio ambiente proporcionando mais qualidade de vida.

Já o prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro, o “Zelinho”, destacou as dificuldades enfrentadas para a instalação do aterro como problemas de autorização, bem como a mudança da área. O prefeito classificou a entrega da obra como um dia histórico para a região.

O presidente da CODEVASF, Elmo Vaz Bastos de Matos destacou que somente 5% das cidades brasileiras possuem Aterro Sanitário. Segundo ele o ECOTRES é exemplo de consorcio a ser seguido por outros municípios, principalmente os que estão em dificuldade para cumpri a lei que determinam o encerramento dos lixões. “Não adianta ter recursos se não tiver a união dos municípios para a gestão. Torço para que vocês continuem unidos para conquistar mais recursos para a região”, frisou o presidente.

Também participaram da solenidade, o superintendente regional da CODEVASF- Montes Claros, Aldimar Dimas Rodrigues e o secretário executivo do ECOTRES, Celso Reis de Paula, dentre outras autoridades.