
O prefeito de Conselheiro Lafaiete Ivar de Almeida Cerqueira Neto (PSB) esteve na última sexta feira, dia 16/01, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde participou de reuniões com secretário de estado e assessores diretos do governador Fernando Pimentel (PT).
Entre as demandas levadas e defendidas pelo prefeito destaque para as relacionadas à saúde e desenvolvimento econômico. O prefeito destacou a atenção que o município de Lafaiete recebeu do novo governo, diferente da gestão passada. “O governo do estado está em sintonia com nossos interesses e abriu suas portas para Lafaiete no 16º dia de governo. Isso mostra a credibilidade do nosso governo graças a nossa seriedade com a coisa pública”, sintetizou.

Dr. Ivar foi recebido pelo Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos. Acompanharam o prefeito o secretário municipal de Saúde, Wagner Coelho Costa, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia, José Pedro, o subprocurador municipal, José Luiz Gonçalves da Cruz e o chefe de gabinete de Dr. Ivar, Adriano Beato.
O principal assunto foi a construção do hospital regional, cuja obra está paralisada. O prefeito questionou o secretário sobre a posição do governo do estado sobre o assunto, recebendo a resposta de que não haverá retrocesso e a conclusão da obra é questão de tempo, vai acontecer.
Um passo importante para esta concretização será dado nos próximos dias, quando o secretário municipal de Saúde, Wagner Coelho Costa reunirá-se com a equipe técnica da secretaria estadual para rever o projeto do hospital que precisa sofrer alterações, principalmente em relação ao número de leitos. O projeto inicial previa 77 leitos de enfermaria mais outros 20 de UTI, porém estes últimos ainda não tinham a aprovação do Ministério da Saúde. O novo projeto defendido pela atual administração prevê a ampliação para 140 leitos sendo 20 de UTI; estes últimos agora já com a aprovação do Ministério. “É um grande avanço. Além desta ampliação pretendemos junto com o Governo Federal construir uma UPA no local, além da ampliação do bloco cirúrgico. Será um hospital com foco na urgência e emergência e não um pronto socorro como queria o governo anterior”, frisou. A expectativa do prefeito é de que as obras sejam retomadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Área da COHAB
Em outra reunião, desta vez com o presidente da COHAB (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), Claudius Vinicius de Leite Pereira, Dr. Ivar cobrou que a estatal não recorra da decisão de reverter a área que seria destinada a construção de um shopping, no bairro Paulo VI, conforme decisão de primeira instância. Segundo o prefeito, foi solicitado da direção da COHAB que buscasse um parecer do Ministério Público de Conselheiro Lafaiete para que haja um entendimento jurídico entre as partes com o objetivo de devolver o terreno ao município. “Ganhamos em primeira instância o terreno que é nosso. Queremos progresso e mais empresas para nossa cidade. Espero que eles deixem Lafaiete crescer, gerando empregos e melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, frisou Dr. Ivar.
Também participaram das reuniões a deputada estadual Cristina Corrêa e o vereador de Belo Horizonte, Juninho Paim, além do subprocurador municipal, José Luiz Gonçalves da Cruz e o chefe de gabinete de Dr. Ivar, Adriano Beato.
Dr. Ivar também se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia. O prefeito saiu do encontro com a garantia de que Lafaiete será beneficiada com programas relacionados à pasta como o “Uai Tec”, telecentros e cursos de capacitação.