Encanta Lafaiete promove noite de arte, cultura e música

211
0

Foi realizada na quarta-feira, 18/10, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a segunda noite de apresentações da XX edição do Encanta Lafaiete – Festival de Corais “Nos caminhos do Ouro”, que tem como patrono, o Maestro e compositor lafaietense, José Maria Rocha Ferreira. Este ano, de modo especial, o festival, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, homenageia os 25 anos de fundação do Coral Madrigal Roda Viva.
Na abertura do evento, o Padre Geraldo Gabriel, deu as boas-vindas a todos e destacou a presença do Coral de Crianças do Projeto Roda Moinho.
O Encanta Lafaiete teve início com a apresentação do Coral Madrigal Roda Viva, sob a regência do Maestro Geraldo Vasconcelos. Em seguida houve a apresentação do Coral de meninos e meninas cantores do Projeto Roda Moinho, que vem sendo construído há poucos meses, mas já demonstra grande potencial.
E o ponto alto da noite foi a apresentação de um dos mais importantes corais brasileiros, o Coral Canarinhos de Itabirito, que completou 50 anos. A Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito oferece programas educacionais gratuitos de canto, instrumentos musicais, musicalização e expressão corporal. Além disso, mantém oito grupos artísticos, sendo quatro grupos corais, três instrumentais e a Ópera Studio Canarinhos, integrados por seus alunos.
Sob a regência do Maestro Eric Lana cantaram músicas eruditas e populares com uma composição cênica, criada pela professora Thays Simões, que encantou a todos. O Coral contou ainda com as participações especiais de Paulo Silveira e Filipe Nolasco na percussão e de Marco Túlio Aganetti no piano.
Ao final das apresentações o Maestro Geraldo Vasconcelos, idealizador e diretor artístico do festival, juntamente com o Padre Geraldo e o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, entregaram os troféus e certificados de participação aos grupos que se apresentaram.
E o festival continua no final de semana. Na sexta-feira, 20/10, às 19 horas, no Solar no Barão de Suaçui duas apresentações marcam a noite, Coral do IFMG de Ouro Preto e o esplendor da dupla Elizete Aleixo e Tuca Boelsuns.
No sábado, 21/10, às 19 horas, o Teatro Municipal recebe o Coral Tom Maior de Mariana e o talento da mezzo soprano Aline Lobão e o piano de Paulo Borges. E no domingo, 22/10, às 17 horas, na Capela de Santo Antônio, apresentação do Coral Madrigal Roda Viva e Luiz Albanese.