Entidades de Lafaiete recebem recursos financeiros do município

Prefeitura e câmara municipal de Conselheiro Lafaiete realizaram na última  sexta-feira 09 de maio, o ato de entrega de recursos financeiros à 23 entidades que prestam serviços sociais à comunidade.

O evento contou com a presença do prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto e do presidente a câmara municipal, José Ricardo Sírio (Zezé do Salão) – PMN.  Os vereadores, Gildo Dutra Pinto, Washington Fernando Bandeira, João Paulo Fernandes Resende , José Boaventura Celestino, Sandro José , Pedro Loureiro , Antônio Severino Ribeiro  e Pedro Américo , também prestigiaram a solenidade realizada no plenário do legislativo municipal.

Em seu discurso o prefeito enalteceu o trabalho desenvolvido pelas entidades e destacou as dificuldades enfrentadas por elas ao cumprir um papel social junto à comunidade. “Sabemos que os recursos repassados hoje são poucos diante das necessidades, mas cada centavo dado com amor e empregado com respeito vale muito”, frisou Dr.Ivar.

O presidente de câmara, José Ricardo Sírio explicou que o Legislativo soube aplicar os recursos repassados para a manutenção das despesas daquela casa possibilitando a devolução aos cofres públicos de parte dos valores. O vereador também destacou a atitude da administração municipal ao cumprir um compromisso firmado com legislativo de beneficiar as entidades sugeridas pela câmara com os recursos devolvidos no fim do ano passado. “Em outras ocasiões outro administradores também assumiram o compromisso e não cumpriram”, afirmou Zezé do Salão.

O coordenador do projeto Ponto de Cultura da AMAR (Associação dos Moradores do Bairro Angélica e Região), Hélcio Queiroz, agradeceu em nome das entidades o apoio recebido da prefeitura e da câmara municipal na liberação dos recursos. Ele enalteceu o trabalho das entidades nas áreas de filantropia, cultura e esporte e destacou as dificuldades enfrentadas na realização das ações. “Esta verba será um alívio para a gente continuar realizado o nosso trabalho”, frisou.

Ao todo o município disponibilizou o valor de R$ 689.605,00 (seiscentos e oitenta e nove mil, seiscentos e cinco reais). Deste valor R$ 381 mil, são do recurso devolvido ao município pelo Legislativo no final do ano passado. O restante equivalente à R$308.605,00 (trezentos e oito mil e seiscentos e cinco reais) são recursos do orçamento do município.

Beneficiados

Na área de cultura receberam recurso as entidades: Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA), Casa do Teatro, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), Associação AMAR – Ponto de Cultura e Biblioteca Comunitária, Associação Artística Cultural Madrigal Roda Viva e Associação Projeto União do Morro.

Na área de desenvolvimento social foram repassados recursos para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC-CL, Associação dos Diabéticos de Conselheiro Lafaiete (ASSODILAFA), Central da Solidariedade, Centro Adolescente Ativo, Centro de Promoção Integral Nossa Senhora Menina (CEPROI), Centro Luz Esporte Clube e Conselho Central Sagrado Coração de Jesus.

Ainda na área de desenvolvimento social também foram beneficias a Comunidade Terapêutica Bom Pastor, Fundação Olhos D’Alma, Lar de Maria, Lar do Menor Amparado (LARMENA), Sociedade Família de Nazaré e o Grupo Espírita André Luiz. Na área de meio ambiente estão sendo disponibilizados recursos para a ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga – ARPA) e na área de esporte para a Associação dos Corredores de Rua de Conselheiro Lafaiete (Acorlaf).

A administração municipal e o Legislativo também concederam ajuda financeira  para os hospitais: São Camilo, São Vicente, Queluz e Maternidade São José. Cada unidade de saúde recebeu o equivalente à R$ 50 mil reais.