EQUIPE DA OPERAÇÃO ACOLHIDA APRESENTA BALANÇO DAS AÇÕES

Em virtude da onda de frio intenso que ocorreu durante as madrugadas nos últimos dias foi realizada em Conselheiro Lafaiete a Operação acolhida. O trabalho foi desenvolvido em conjunto pela Defesa Civil, integrantes do GRAD-Grupo de resgate de animais em desastres, Corpo de Bombeiros, Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Defesa Social e Guarda Municipal e contou com o apoio do Grupo Só Amor.
Foram elencados previamente 21 pontos para triagem e abordagem, tendo êxito em várias triagens, embora a equipe tenha se deparado também com resistência de algumas pessoas em irem para o abrigo. As buscas ativas foram realizadas entre 19:00 e 01:00, tendo várias pessoas sido conduzidas ao abrigo, onde tiveram a oportunidade de realizarem a higiene pessoal, receberem alimentação, auxílio psicológico e assistência social. A prefeitura disponibilizou as viaturas, uma van para transporte das pessoas, abrigo, café da manhã, limpeza diária do local, cobertores, colchonetes, toalha de banho, sabonete, lençol descartável, distribuição de máscara e álcool gel e segurança do local feita pela Guarda Municipal. Foi possível ainda individualizar os espaços respeitando as exigências sanitárias em virtude da COVID-19. Além de acolhimento às pessoas, também, por meio do GRAD, foi feito o acolhimento e proteção dos animais de rua, com colocação de roupinhas de lã, vacinação e vermifugação. Foram registradas muitas manifestações de apoio, muitas doações, sendo que as refeições noturnas foram distribuídas pelo Grupo Só Amor em parceria com a APAC Lafaiete.
A onda de frio teve duração de seis dias entre 28/07 a 02/08, período em que foi realizada a Operação acolhida, sendo desmobilizada nesta segunda-feira, 02/08.
Confira o balanço das ações da OPERAÇÃO ACOLHIDA LAFAIETE
05 pessoas acolhidas