Início Defesa Civil EQUIPE DA OPERAÇÃO ACOLHIDA APRESENTA BALANÇO DAS AÇÕES

EQUIPE DA OPERAÇÃO ACOLHIDA APRESENTA BALANÇO DAS AÇÕES

Em virtude da onda de frio intenso que ocorreu durante as madrugadas nos últimos dias foi realizada em Conselheiro Lafaiete a Operação acolhida. O trabalho foi desenvolvido em conjunto pela Defesa Civil, integrantes do GRAD-Grupo de resgate de animais em desastres, Corpo de Bombeiros, Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Defesa Social e Guarda Municipal e contou com o apoio do Grupo Só Amor.
Foram elencados previamente 21 pontos para triagem e abordagem, tendo êxito em várias triagens, embora a equipe tenha se deparado também com resistência de algumas pessoas em irem para o abrigo. As buscas ativas foram realizadas entre 19:00 e 01:00, tendo várias pessoas sido conduzidas ao abrigo, onde tiveram a oportunidade de realizarem a higiene pessoal, receberem alimentação, auxílio psicológico e assistência social. A prefeitura disponibilizou as viaturas, uma van para transporte das pessoas, abrigo, café da manhã, limpeza diária do local, cobertores, colchonetes, toalha de banho, sabonete, lençol descartável, distribuição de máscara e álcool gel e segurança do local feita pela Guarda Municipal. Foi possível ainda individualizar os espaços respeitando as exigências sanitárias em virtude da COVID-19. Além de acolhimento às pessoas, também, por meio do GRAD, foi feito o acolhimento e proteção dos animais de rua, com colocação de roupinhas de lã, vacinação e vermifugação. Foram registradas muitas manifestações de apoio, muitas doações, sendo que as refeições noturnas foram distribuídas pelo Grupo Só Amor em parceria com a APAC Lafaiete.
A onda de frio teve duração de seis dias entre 28/07 a 02/08, período em que foi realizada a Operação acolhida, sendo desmobilizada nesta segunda-feira, 02/08.
Confira o balanço das ações da OPERAÇÃO ACOLHIDA LAFAIETE
05 pessoas acolhidas