No próximo dia 25 de outubro estará em Conselheiro Lafaiete uma equipe do Hemominas para um mutirão de coleta de material visando uma campanha de doação de medula óssea. A inciativa é de amigos e familiares da garotinha Lorena Bárbara Sthephannya Pinto Costa, de apenas seis meses de idade, portadora de leucemia. A campanha recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que intermediou a vinda do Hemominas, dando suporte logístico para a equipe, fornecendo espaço e outras ajudas necessárias para o desempenho do trabalho.
A escola Doriol Beato ficou definida como o local da coleta do material no dia do mutirão. A demora da definição se deu pelo fato da escola sediar seções eleitorais e o dia 25 ser véspera do segundo turno das eleições para Presidência da República no dia 26 de outubro. Porém, a Justiça Eleitoral fará a montagem das urnas no domingo (27), ficando autorizado, portanto, o uso da escola para o mutirão de doação.
Dia: 25 de outubro (sábado)
Horário: De 9h às 17h, com intervalo para almoço de 12h às 13h.
Local: Escola Municipal “Professor Doriol Beato”
Rua Vereador Milton Campos, 610 · Angélica · Conselheiro Lafaiete
Para doar é preciso:
- Ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;
- Apresentar documento oficial de identidade, com foto;
- Preencher os formulários, ficha de identificação do candidato e termo de consentimento (esse cadastro permanece até a idade de 60 anos);
- Colher uma amostra de sangue para testes (de 5 a 10ml);
- Não há necessidade de um novo cadastro para quem já fez doação de material para compatibilidade de transplante de medula óssea anteriormente, pois já está inscrito no REDOME;
- Não é necessário estar em jejum.
Importante:
No REDOME – Registro de Doadores de Medula Óssea – ficam armazenados os dados e material dos doadores. A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% a 30%, aproximadamente. Entre pessoas não parentes, essa possibilidade pode chegar a 1 para 100.000 candidatos cadastrados.
Num primeiro momento, no dia 25 será coletada do doador apenas uma pequena quantidade de sangue. Se após todos os cruzamentos de dados a compatibilidade for confirmada, ele será convocado para decidir sobre a doação.
Apesar da campanha ser uma iniciativa em prol da garotinha Lorena Bárbara Sthephannya Pinto Costa, ela não será a única beneficiada. Todo material doado fica armazenado no REDOME e é destinado a outros pacientes portadores de leucemia.
O Hemominas tem um número limitado de cadastro/coleta que faz por campanha. A definição deste número é uma prerrogativa exclusiva do Hemominas.
A família de Lorena informa que não está solicitando ou aceitando doação em dinheiro.
Informações:
31 3768-7450
www.hemominas.mg.gov.br
facebook.com/hemominas
















