Equipes lafaietenses estão entre as melhores de Minas Gerais.

Conselheiro Lafaiete foi representada na Etapa Estadual dos Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI 2018 pelas equipes de basquete feminino e handebol feminino, que ocorreu na cidade de Uberlândia, no período de 13 a 18 de novembro. Nesta etapa, somente as 8 melhores equipes do Estado em cada modalidade participaram da disputa.
Pela primeira vez em sua história, o handebol feminino lafaietense conseguiu chegar a final estadual. O título de Vice-Campeã Estadual serviu para mostrar a força do handebol lafaietense, que após a inédita classificação para a fase estadual do ano passado, hoje figura entre os melhores de Minas Gerais. O handebol lafaietense ainda terá as semifinais do Campeonato Mineiro Metropolitano de Handebol que serão disputadas nos dias 24 e 25 de novembro.

Basquete Feminino
A equipe de basquete começou a disputa enfrentando a equipe da Universidade Federal de Viçosa, que representam aquela cidade. A equipe lafaietense conseguiu impor uma marcação alta e saiu vencedora pelo placar de 31×19. Na segunda partida, Lafaiete venceu a forte equipe de Passos pelo placar de 43×31. Novamente Conselheiro Lafaiete impôs uma marcação alta e contra-ataques rápidos que ajudaram na vitória. Na terceira partida, Lafaiete também saiu vencedora após vencer a equipe de Joaíma por 58×36. Na semifinal Conselheiro Lafaiete não conseguiu repetir os bons resultados e acabou superada pela equipe de Varginha, que foi a Campeã Estadual. Na disputa de 4º Lugar, sentindo o cansaço acumulado das outras partidas, nossas meninas acabaram superadas pela cidade de Passos pelo placar de 46×41. Conselheiro Lafaiete acabou ficando com o 4º Lugar Geral do Estado.

Handebol Feminino
As meninas comandadas pelo técnico Marco Aurélio, venceram a primeira partida, sem muitas dificuldades, a equipe de Lavras, pelo placar 34×17. No segundo jogo, não conseguindo superar a forte defesa de Vespasiano, a equipe lafaietense acabou superada pelo placar de 22×16. Na terceira e decisiva partida, que valia a tão sonhada e inédita classificação para as semifinais de uma Etapa Estadual, as meninas lafaietense fizeram uma partida de superação e venceram a forte equipe de Uberlândia, que contava com atletas profissionais e com o ginásio lotado a seu favor, pelo placar de 23×22.
Na semifinal, Conselheiro Lafaiete conseguiu impor seu ritmo de jogo e errando pouco na defesa, nossas atletas venceram a cidade de Divinópolis por 29×20.
Na final, enfrentamos novamente a cidade de Vespasiano que conta com atletas de várias cidades de Minas Gerais e novamente não conseguiu superar a forte defesa vespasiana, que acabou com o título estadual.

Para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Conselheiro Lafaiete, é muito gratificante ver o retorno do investimento que é feito para as equipes representativas do município em tão pouco tempo. A Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, arca com os custos de transporte, alimentação, material e os técnicos que ministram os treinamentos das equipes. Com o 4º lugar no basquete feminino e 2º lugar no handebol feminino, nossa cidade ficou com o 10º lugar geral entre 37 cidades que participaram dos esportes coletivos na Etapa Estadual. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer parabeniza e agradece às atletas pelos excelentes resultados alcançados na Etapa Estadual.