Autoridades, direção, professores, pais de alunos, estudantes e a comunidade do bairro Santa Matilde participaram na manhã do sábado dia 13, da entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal “Marechal Deodoro da Fonseca”, localizada à rua Quintino Bocaiúva. A solenidade contou com apresentações artísticas de alunos da escola.
No ano de 2013 a atual administração iniciou a reforma e ampliação proporcionando uma importante melhoria para a comunidade escolar, que incluiu: Construção de 05 salas de aulas, 01 almoxarifado, 01 banheiro masculino com 03 sanitários, 01 banheiro feminino com 03 sanitários e 01 área de recreação. Reforma e recuperação de todo o telhado, da parte elétrica e troca do forro, além da pintura interna e externa, instalação de bebedouros e compra de novo mobiliário.
As alterações agradaram a comunidade. Participando da solenidade como representante dos pais de alunos, João Adahilton Ferrão, agradeceu as melhorias realizadas e a condução do trabalho pela direção da escola.
Satisfação também foi manifestada pela diretora Maria Marta Gerçóssimo da Silva. “Estamos muito felizes. Esta reforma e ampliação é um sonho acalentado muitos anos e agora se torna realidade”, afirmou.
O coordenador de ações pedagógicas da Semed, destacou o apoio do prefeito dr. Ivar à valorização da educação em Lafaiete. Luciano dos Anjos enumerou as mais de 10 escolas municipais que estão sendo reformadas (inclusive na zona rural) e a inauguração da Casa do Professor, na próxima quinta-feira (18), além do reconhecimento de direitos dos profissionais da educação e benefícios conquistados na atual administração.
Presente o prefeito disse não medir esforços para que educação, sobretudo o ensino na rede municipal continue alcançando os resultados positivos, como os de 2014. Na ocasião o prefeito reafirmou que Darci Tavares volta ao comando da Secretaria Municipal de Educação em janeiro de 2015.
IDEB e tempo integral
A comunidade escolar da “Marechal Deodoro da Fonseca comemora os bons índices que a escola alcançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
A escola alcançou este ano o índice de 6,9. “Esta era a meta projetada para além do ano de 2021. É um resultado que nos deixa muito felizes. E o resultado de um esforço, porque nossos professores e nossos alunos trabalham e trabalham muito”, enalteceu a diretora Maria Marta, que informou ainda que está trabalhando para que a escola também se torne mais uma opção de tempo integral.
Na atual administração o número de escolas em tempo integral saltou de 3 (três) para 8 (oito).