Escritor desbrava Estrada Real a cavalo e realiza ações em Lafaiete

Gerente de turismo, Carine Amaral Leonardo Letra e a  chefe de seção de turismo, Clarissa Alves
Gerente de turismo, Carine Amaral Leonardo Letra e a chefe de seção de turismo, Clarissa Alves

Desde que Conselheiro Lafaiete entrou para o roteiro turístico do Caminho Novo da Estrada Real, em 2014, o município tem recebido inúmeros visitantes, fomentados pelas ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No local os turistas registram a passagem pela cidade no passaporte da Estrada Real, no qual cada município participante do roteiro possui um carimbo que se tornou o desejo de quem alcança mais um trecho.

Entre tantos anônimos que já passaram por Conselheiro Lafaiete para carimbar o passaporte um deles chamou atenção no último dia 05/11. O escritor Leonardo Letra, de Divinópolis- MG, que está percorrendo a Estrada Real a cavalo. Leonardo Letra é idealizador do projeto “Autor Presente”, um circuito itinerante que promove a literatura e a arte de contar historias que é desenvolvido há cinco anos em escolas.

DSCN3393

Ao carimbar o passaporte o escritor recebeu informações das ações desenvolvidas em prol do fomento do turismo em Conselheiro Lafaiete, dentre elas o projeto “Turismo na Escola”. Ao saber do projeto, Leonardo Letra se dispôs a visitar de forma voluntária algumas escolas da cidade e realizar atividades com os estudantes.

091120153501

O que era para ser uma passagem rápida pelo município acabou se tornando uma estadia de cinco dias. O escritor visitou as Escolas Municipais “Julia Miranda Nogueira”, no bairro São João e “Meridional”, no Morro da Mina, além da Escola Estadual “Maria Augusta Noronha”, no bairro Jardim dos Inconfidentes, onde contou estórias, tocou violão e relatou um pouco da sua experiência de se aventurar na Estrada Real andando a cavalo. Aproximadamente 700 crianças participaram das atividades com Leonardo Letra.

061120153483

A gerente de turismo do município, Carine Amaral destacou a importante de Conselheiro Lafaiete ser ponto de carimbo para caminhantes, ciclistas, motociclistas, jipeiros e cavaleiros. Segundo a gerente, não há como medir a dimensão do beneficio com a passagem dos turistas que percorrem a Estrada Real. “Hoje o contato é bastante positivo e se não fosse por este motivo, talvez não tivéssemos a oportunidade de conhecer o trabalho de Leonardo Letra que em poucos dias levou alegria e conhecimento para vários alunos da nossa cidade”, frisou Carine Amaral.