Estudo destaca Conselheiro Lafaiete como uma das cidades mais seguras de Minas Gerais

1908

Segundo o Anuário 2023 – Cidades Mais Seguras do Brasil, publicado em agosto de 2023, Conselheiro Lafaiete ocupa a 6ª posição no ranking em Minas Gerais, considerando os municípios com população acima de 100 mil pessoas, à frente de importantes cidades como Sabará, Barbacena, Poços de Caldas e Passos. O estudo realizado pela empresa My Side se baseou nos dados do IBGE e do Ministério da Saúde, instituições reconhecidas pelo rigor, solidez e minuciosa atenção aos detalhes nos dados coletados.
O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de homicídios por cada 100 mil habitantes. Em Lafaiete o quantitativo ficou abaixo da metade do índice do Estado.
Fator importante neste sentido é a proximidade dos poderes, sendo que a Prefeitura mantém estreita relação e relevantes parcerias com as forças de segurança, como as Polícias Militar e Civil, e conta com uma Guarda Municipal atuante. Essas forças de segurança implementaram uma abordagem preventiva coordenada, que indiscutivelmente exerce um efeito dissuasor sobre a criminalidade na cidade.
Este resultado também pode ser atribuído às políticas públicas implantadas pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete nos últimos anos. Umas das principais ações foi melhorar a iluminação das vias e espaços públicos, como praças e quadras esportivas. Até o momento cerca de 99% da iluminação pública, tanto na sede do município, como nas localidades rurais, já foi substituída por lâmpadas de LED. Como é de conhecimento público, a qualidade da iluminação influencia diretamente na redução de crimes numa localidade.
Nesta semana está sendo foi ampliada a iluminação no entorno do Ginásio Poliesportivo, reaberto ao público recentemente. No local estão sendo instalados mais 9 postes. Segundo o Engenheiro Bernardo Almeida, da Secretaria de Obras, em outra etapa ainda serão instalados mais 4 postes, que contribuirão ainda mais para a iluminação do local que está sendo muito utilizado pela população para práticas esportivas e culturais. Outro espaço que em breve receberá novo projeto luminotécnico será a Praça Barão de Queluz, que sofreu ações de vandalismo.
Para o Prefeito Mário Marcus este é um resultado muito positivo para a cidade. “Estamos felizes com a segurança de nossa cidade que influencia diretamente no bem-estar de nossa população. Vamos continuar trabalhando muito para que os índices possam ser ainda melhores. Cumprimentamos nossas polícias militar e civil, que são muito atuantes e realizam um brilhante trabalho em nossa cidade e região. São parcerias que nos proporcionam cada dia mais resultados dos quais possamos nos orgulhar.”