Evento celebra Dia da Consciência Negra em Lafaiete

Com o tema “Orgulho de ser negro” aconteceu no plenário da Câmara Municipal na noite de 19 de novembro, um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A proposta foi fazer uma reflexão sobre a atual condição do negro na sociedade brasileira, e os problemas enfrentados em decorrência da discriminação e do preconceito racial ainda muito fortes em nosso país.
A iniciativa da realização do evento foi do Vereador Professor Eustáquio Cândido, juntamente com o setor de Saúde o Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.
O evento com expressiva presença de representantes no Movimento Negro, Coletivo Alforria, Roda das Pretas, entre outras entidades e os Vereadores Damires Rinarly e Pedro Américo. Foi apresentada uma palestra proferida pela Pedagoga Alice, que relatou a história da trajetória do negro no Brasil e abordou a temática do preconceito racial e a luta do negro pela valorização de sua cultura e conquista da igualdade de direitos.
Em seguida foi exibido um vídeo produzido especialmente para o evento com relatos de diversas pessoas sobre suas experiências e conquistas lembrando que devemos ter 365 dias de consciência, sempre. Após a exibição do filme foram ouvidos relatos de presentes no evento.
O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas dos negros. Eventos como este resgatam e valorizam a cultura e a história dos negros no país. Segundo os organizadores “a resistência e a luta do Negro por reconhecimento e igualdade é diária e constante no país que tem a maioria da população negra. O movimento continua e outras atividades serão propostas para serem realizadas em outras datas”.

Previous articleMeio Ambiente inicia diagnóstico para revisão das leis ambientais municipais
Next articleAdministração municipal contrata empresa para as obras de infraestrutura do Bairro Topázio