Evento garante informação e atividade física no combate ao Diabetes

458
0

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o Diabetes a equipe da UBS – Unidade Básica de Saúde do bairro Albinópolis realizou um evento especial nesta quinta-feira 14/11. Um grupo de idosos que fazem tratamento da doença teve uma manhã diferente na Praça do Cristo, onde acompanhados por profissionais da saúde realizaram atividades físicas e receberam orientações sobre saúde.

O médico do PSF São João II, Eduardo Hubner, informou que percebeu um grande número de idosos que são assistidos na unidade, sendo este o público mais acometido com as doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Com isso viu uma necessidade de intervenção. Eventos como este também têm o objetivo de promover a integração social. “Muitas vezes o idoso fica sozinho em casa, não sai porque não tem companhia, por isso momentos como este criam esta oportunidade”, comentou.

A odontóloga Rojane da Souza Brasil Oliveira do Centro de Especialidades Odontológicas e a Técnica em Saúde Bucal, Karine Isis Henriques passaram orientações de como o diabético deve cuidar dos dentes, uma vez que no diabético há uma prevalência aumentada de doenças gengivais. Também destacaram os cuidados que devem ter ao realizarem um procedimento de colocação de prótese.

O professor de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Fernando Júnior, trabalhou com o grupo o condicionamento físico, com caminhada pela praça e alongamentos. O grupo utilizou a academia ao ar livre instalada na praça, onde recebeu orientações sobre como utilizar os equipamentos de forma adequada e com maior aproveitamento para se obter resultados positivos.

Maria das Graças de Souza Chaves, 64 anos, disse que amou o evento e foi uma oportunidade de conhecer a academia. “Estou com intenção de vir para cá de vez em quando para fazer exercícios. Está muito bom, este evento está maravilhoso, muito bem organizada, uma turma boa. Está muito bom”, comentou.

O casal Jésus Bernardo, 74 anos, e Maria Milagres, 74 anos,  aprovou a iniciativa. Marido e mulher disseram que aprenderam um pouco mais sobre como cuidar da saúde e comentaram que foi divertido também utilizar os equipamentos da academia. Jésus disse que passará a ir para a praça todo dia.

O grupo foi acompanhado também pela enfermeira Lílian Reis e as agentes de saúde Janete, Valdirene, Eliane e Maria Helena.

O encontro teve encerramento na UBS Albinópolis onde foi oferecido um lanche saudável, uma salada de frutas produzida pelas agentes da unidade de saúde. O evento foi uma iniciativa de toda a equipe da UBS que realizaram o evento com parceria. O transporte foi cedido pela empresa Líder e a salada foi confecciona com frutas doadas pelo comércio do bairro.