Comemoração do centenário da Escola Municipal “Meridional”

2003

O último sábado 15/08 foi de comemoração para a Escola Municipal “Meridional”, em Conselheiro Lafaiete. O tradicional educandário do bairro Morro da Mina foi fundado no dia 08 de agosto de 1915 pelo senhor Serafim Sanna, um homem preocupado com a educação de seus filhos e dos filhos dos operários da empresa de mineração “Queluz de Minas”.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_01
Alunos, professores, funcionários e pais participaram da caminhada levando faixas e cartazes alusivos ao centenário da escola.

A comemoração começou com uma passeata que teve início na praça da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e percorreu as ruas Ademar de Barros e Nossa Senhora da Conceição finalizando na Escola Meridional. Alunos, professores, funcionários e pais participaram da caminhada levando faixas e cartazes alusivos ao centenário da escola.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_02
Autoridades ao lada da diretora da Escola, Maria do Carmo.

Já nas dependências da escola autoridades participaram da solenidade com homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do ensino no Meridional ao longo da sua história. A família do senhor Serafim Sanna, fundador da escola também recebeu homenagens, juntamente com familiares do educador Dr. Celso de Oliveira Magalhães Gomes, também já falecido, que sempre incentivou os professores na realização de importantes projetos.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_06
Familiares do fundador da escola foram homenageados.

A solenidade também foi marcada pela entrega de uma Moção de Aplauso pela Câmara Municipal e das obras de revitalização da escola executadas pela prefeitura. Além das melhorias em sua estrutura física a escola também recebeu um novo mobiliário composto de carteiras, cadeiras e mesas de professor.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_07
Homenagem a senhora Sarah Sanna, ex-diretora da Escola.

Presente a solenidade o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto parabenizou a comunidade escolar pelo centenário e afirmou que a administração continua empenhada em lutar para que empresa Vale doe ao município o prédio que abriga a escola.  “Queremos que a escola continue aqui sim. Se vamos conseguir a doação desse prédio não sabemos, mas jamais vamos jogar a toalha. Que a serenidade e sensatez zele pela continuidade não só pela história, mas em honra daqueles que muito sofrerem lá atrás para que chegasse ao centenário dessa escola. Estaremos pedindo diuturnamente à Vale para que doe o prédio para o município dar continuidade a este projeto”, frisou Dr. Ivar.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_03
Coral de Libras participou das comemorações.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação lembrou que a Escola “Meridional” tem se destacado como referência entre as melhores com excelentes resultados em provas externas estaduais e federais. “É um marco para a nossa cidade ter mais uma escola centenária que já promoveu a formação de milhares de cidadãos por meio de um ensino de qualidade”, disse Darci Tavares.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_04Falando em nome dos ex-diretores, Tarcísio Policarpo ressaltou que a escola merece comemorar o centenário por tudo de bom que promoveu em prol da comunidade. “Essa escola ainda tem muita história para contar juntamente com o trabalho que é realizado pela Secretaria de Educação”, destacou o ex-diretor.

Comemoracao_Centenario_Escola-Municipal-Meridional_05
Ex funcionárias foram homenageadas com certificados de reconhecimento.

Também participaram da solenidade a diretora da escola, Maria do Carmo de Paula e os vereadores Washington Fernando Bandeira, Divino Pereira, Pedro Américo de Almeida, Carlos Magno Rodrigues e José Boaventura Celestino, além de ex-alunos e ex-diretores do educandário que atende aproximadamente 700 alunos em dois turnos, manhã e tarde.