Feira de troca de brinquedos leva à reflexão sobre o consumismo

Feira-de-troca-de-brinquedos_2015_03No mês em que a campanha “Eu Curto Lafaiete” está focada no respeito também às crianças, a primeira atividade realizada no Solar Barão do Suaçuí respeitando o Edital de Propostas Artísticas e Culturais para o Centro Cultural neste semestre foi voltada à elas.

Feira-de-troca-de-brinquedos_2015_04
Corinne Julie Ribeiro Lopes.

No dia 10 de outubro Corinne Julie Ribeiro Lopes, uma das aprovadas no processo seletivo, realizou a 1ª Feira de Trocas de Brinquedos de Conselheiro Lafaiete. Pela logística montada, ao invés da compra de novos brinquedos no Dia das Crianças, os pais incentivavam os filhos a trocarem brinquedos com outras crianças. “Iniciativa importante, mas ainda muito tímida no contexto atual de supervalorização de uma cultura de shopping centers, essa feira de trocas foi idealizada a partir do entendimento e da importância dada à necessária provocação da reflexão sobre o lugar que o consumo ocupa em nossas vidas, no momento atual”, ponderou a idealizadora da feira.

Feira-de-troca-de-brinquedos_2015_01
Crianças e adultos passaram pela feira.

A feira se transformou também num espaço de discussão e reflexão sobre o consumo, apoiado pela política pública de cultura da cidade.  Em apenas quatro horas de evento passaram pelo local aproximadamente 100 pessoas. De lá surgiram sugestões como a importância de se pensar na realização de uma feira de troca de roupas e calçados infantis e a ideia de que as doações que forem recebidas numa próxima feira sejam feitas na presença das crianças doadoras. “O evento, em sua primeira de muitas edições, ainda não foi uma alternativa às compras do Dia das Crianças, mas, com certeza, pontuou uma interrogação na cabeça de alguns pais que, para dialogarem com o evento, precisaram abstrair de valores materiais e construções de gênero, a respeito dos brinquedos de seus filhos”, pondera Corinne Julie Ribeiro Lopes.

Feira-de-troca-de-brinquedos_2015_02
Fada Brigadeiro, Corinne e voluntárias.

Brinquedos que foram doados durante a feira serão entregues às crianças no Natal Rural de Conselheiro Lafaiete e às crianças do Lar de Maria.