Festival de bandas é um sucesso

Seguindo a programação das comemorações dos 228 anos de Conselheiro Lafaiete foi realizado no último domingo, 16/09, o tradicional Festival de Bandas. Durante todo o dia bandas locais e de várias cidades se apresentaram no coreto da Praça Tiradentes trazendo para o público estilos diversos tendo em seus repertórios de dobrados, boleros, canções populares, clássicos da música nacional e internacional.
Ao iniciar o 36º Festival de Bandas as corporações musicais participaram do desfile de apresentação e se posicionaram em frente à prefeitura para o hasteamento dos pavilhões realizado pelo Prefeito Mário Marcus, o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio e o deputado estadual Glaycon Franco. O Hino Nacional foi executado pela união de todas as bandas presentes regidas pelo Maestro Jesus Melo.
O Prefeito Mário Marcus anunciou a abertura oficial do festival e, na oportunidade, agradeceu a presença das bandas e ressaltou a relevância da preservação das bandas para a cultura da cidade e região. Destacou que a realização de festivais como este contribui para o resgate e a preservação das bandas de música, bem como incentiva a participação dos jovens e a criação de novas bandas, garantindo assim a perpetuação desta cultura.
Em seguida todos se dirigiram à Praça Tiradentes, local em que as bandas puderam se apresentar ao público. Como de costume nos festivais a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, presta homenagens a músicos que se destacaram pela sua trajetória de luta em prol da manutenção das bandas na cidade. Neste ano os homenageados foram o Sr. Benedito Paulino de Oliveira que completou 101 e recebeu a honraria, juntamente com a família, das mãos do prefeito Mário Marcus. Além disso, foi realizada uma homenagem póstuma ao Sr. Gomercindo Flores da Silva, conhecido como “Seu Gomes”, falecido em abril de 1995. A família do homenageado recebeu o certificado no evento.
Estiveram presentes a Sociedade Musical Santa Matilde, União Musical das Assembleias de Deus, Banda Racional Universo em Desencanto , Sociedade Musical Santa Cecília, Grêmio Musical 12 de Outubro e União Musical Nossa Senhora das Graças, ambas da cidade de Conselheiro Lafaiete; Corporação Musical Senhor do Bom Jesus da cidade de Congonhas, Sociedade Musical União XV de Novembro de Mariana, Sociedade Artístico Musical Santo Antônio de Ouro Branco, Sociedade Musical Santa Cecília de Senhora dos Remédios, Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Jeceaba, Sociedade Musical Gloriense de Caranaíba e Corporação Musical São Sebastião de Monsenhor Isidro.
Ao encerrar o evento o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette agradeceu a presença das bandas presentes no 36º festival e a toda equipe que contribuiu para a sua realização.