Festival de Bandas marca as comemorações do aniversario da cidade

Em comemoração aos 232 anos de Conselheiro Lafaiete foi realizado na Praça Tiradentes, no domingo, 18/09, o 38º Festival de Bandas.
A programação teve início com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado e do Município na Prefeitura, com a participação do Prefeito Mário Marcus, o Secretário de Cultura de Geraldo Lafayette e o Maestro Wolney.
O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo “bandão”, formado pela união das agremiações musicais presentes, que também apresentaram a música Capitão Caçula.
Em seguida fizeram um desfile e iniciaram-se as apresentações individuais no palco montado na Praça Tiradentes. Participaram do festival 12 bandas das cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Monsenhor Izidro – distrito de Itaverava, Pitangui, São João Del Rey e Mariana.
O Prefeito Mário Marcus destacou a comemoração dos 232 anos de emancipação política do município levando aos presentes uma mensagem de otimismo sobre a cidade que tem celebrado muitas conquistas. Falou sobre a importância do tradicional Festival de Bandas, reconhecido como Patrimônio Cultural do município junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), ressaltando os valores culturais da cidade.
Na oportunidade foram homenageados os músicos Armilar Ferreira e Geraldo Miranda (in memorian).
Para o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette essa é uma maneira de manter viva a tradição das bandas e parte importante da história da música na cidade e também uma forma de levar arte, cultura e lazer aos moradores e visitantes da cidade.
As comemorações de aniversário iniciaram-se na sexta-feira, 16/09, com a entrega do restauro da Casa de Cultura Gabriela Mendonça, mais um patrimônio histórico recuperado no munícipio e reaberto ao o público.