Festival reúne bandas de Congado em Lafaiete

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoveu neste domingo 20/07, o 35º Festival de Congado. O evento realizado na praça Tiradentes reuniu 10 bandas.

Congado-2014_01

Participaram do festival as bandas: Dança do Rosário (Conselheiro Lafaiete), Guarda de Congado Santa Efigênia (Conselheiro Lafaiete), Moçambique Nossa Senhora do Rosário (Belo Vale), Dançante do Rosário de Santa Efigênia (Barbacena), Nossa Senhora do Rosário (Carandaí), Santa Efigênia (Carandaí), Guarda de Congo Treze de Maio Nossa Senhora do Rosário (Betim), Guarda de Congo São Benedito (Brumadinho), Moçambique de Nossa Senhora do Rosário (Brumadinho) e Moçambique Nossa Senhora do Rosário (Betim). Também participou do festival o Movimento Negro Frutos da África, de Conselheiro Lafaiete. O evento contou ainda com a presença da senhora Elza Maria Coelho que representou a rainha conga do estado de Minas Gerais, Isabel Cassimiro.

O prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto fez a abertura do festival dando as boas vindas aos congadeiros e participou do cortejo que conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida houve o desfile individual das bandas. Com danças e cânticos que prestam homenagens a Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, os congadeiros manifestaram a sua fé durante o festival.

Todas as bandas receberam troféu de participação oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura que também homenageou com medalha o componente mais novo e o mais velho de cada agremiação. Já o encerramento ocorreu no fim da tarde com a celebração de uma Missa Conga, na praça Tiradentes celebrada pelo padre José Luiz da Silva, pároco da paróquia de São Pedro, em Ponte Nova.