Força tarefa de fiscalização já realizou mais de 1300 ações em Lafaiete

Diante do crescente número dos casos de Covid-19 foi preciso intensificar as medidas de prevenção orientadas pelos órgãos de saúde, com objetivo de minimizar a disseminação do vírus e proteger a saúde e a vida da população. Mesmo com as inúmeras orientações, informações e campanhas realizadas muitas pessoas insistem em driblar as normas e com isso colocam em risco a saúde coletiva. Desta forma, mediante esta situação, a vigilância sanitária municipal vem realizando, desde o início da Pandemia, ações de fiscalização em face aos Protocolos Sanitários em diversos estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde.
De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Tatiane Lana, a postura dos fiscais tem sido voltada, principalmente, para ações educativas de orientação sanitária, além de procedimentos de fiscalização, notificação, instauração de processos administrativos, interdição parcial e interdição cautelar de estabelecimentos.
“Ressaltamos que as ações de fiscalização estão sendo realizadas por meio de forças tarefas em conjunto com Polícia Militar, Guarda Municipal, Fiscais de Postura e Guardas de Trânsito, inclusive em período noturno e aos finais de semana, com o objetivo de coibir as condutas em desacordo com o Protocolo Sanitário do Plano Minas Consciente, o qual o município esta aderido”, explicou Tatiane Lana. “Estamos vivenciado momentos árduos frente à Pandemia pelo COVID-19, tornando fundamental a colaboração de todos neste enfrentamento”, finalizou.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou a importância das ações realizadas até o momento pela força tarefa e destaca a importância da participação de todos neste enfrentamento. “Ressaltamos que este é um momento de unirmos forças para enfrentarmos esta pandemia, se cada um fizer a sua parte respeitando todos os protocolos e orientações do setor de saúde com certeza sairemos desta pandemia em breve. Mais uma vez pedimos que as pessoas não realizem festas com aglomerações, que os estabelecimentos e clientes sigam rigorosamente as orientações e protocolos sanitários”, concluiu.
Entre os meses de março de 2020 até o ultimo dia 24 de janeiro já foram realizadas mais de 1.300 ações de fiscalização sanitária; instaurados 35 Processos Administrativos Sanitários e 356 denúncias atendidas.