Forca-Tarefa_Seguranca-e-Ordem_01Com objetivo de impor a ordem pública em Conselheiro Lafaiete, está em andamento na cidade uma ‘Força Tarefa de Fiscalização’. O projeto integra várias entidades dos poderes Executivo e Judiciário.

Vários encontros foram realizados nos últimos meses para traçar a melhor estratégia de abordagem dos comércios e locais vulneráveis do município do ponto de vista da segurança e ordem públicas. Foi montado um plano de ação do qual participaram as secretarias municipais de Planejamento (fiscalização da postura), Administração, Fazenda (fiscalização do alvará de funcionamento), Saúde (vigilância sanitária), Defesa Social e Desenvolvimento Social; Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros; Vara da Infância e Juventude (comissariado de menores) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).Forca-Tarefa_Seguranca-e-Ordem_04Na sexta-feira 10/10, após estrategicamente planejada, foi executada a primeira operação conjunta, com os agentes operacionais de cada entidade, em pontos definidos pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Os locais abordados foram apontados pela PM como críticos e sensíveis.Forca-Tarefa_Seguranca-e-Ordem_05Durante a operação foi constatado que de três pontos abordados dois não tinham alvará de funcionamento e não possuíam as mínimas condições sanitárias de funcionamento. Os dois pontos comerciais (um na Wenceslau Braz e outro na Marechal Floriano) foram interditados.  Durante a incursão em um dos bares foi preso, em flagrante, com 61 pedras de crack, um traficante procurado pela polícia, que tentou se evadir em uma moto, mas foi contido por um policial militar à paisana.

No dia 17/10/14, sexta-feira, houve nova operação. Desta vez resultaram, pelos mesmos motivos anteriormente citados, na interdição de quatro bares no Bairro Paulo VI e dois na Linhazinha.Forca-Tarefa_Seguranca-e-Ordem_06Toda a liderança do projeto avaliou positivamente o resultado das duas primeiras operações. Conforme planejado, os frutos esperados foram colhidos e a população começa a ter uma cidade mais segura.  Este processo não tem data de término. Ou seja, a cada semana uma operação, ou mais, será desencadeada em algum ponto de Conselheiro Lafaiete.