Fórum dos Direitos da Mulher encerra o Outubro Rosa em Lafaiete

551
0

Forum_Direitos_Mulher_06O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com as secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cultura realizaram o Fórum dos Direitos da Mulher, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última sexta-feira, 30/10. O evento encerrou as comemorações do Outubro Rosa, mês em que se enfatiza a luta contra o câncer de mama.
Forum_Direitos_Mulher_03Mais de cem mulheres participaram da tarde de informação e lazer. Na abertura a Secretária de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos, destacou a presença das mulheres na administração pública, sobretudo ocupando cargos de gestão, como em algumas secretarias. Ela apresentou as políticas públicas voltadas às mulheres existentes no município e ressaltou a importância da mulher em todos os setores profissionais. Também esteve presente a Secretária de Cultura Mauricéia Aparecida Ferreira Maia e a Secretária Municipal de Esporte e Lazer , Rosangela Cristina Alves Ferreira.Forum_Direitos_Mulher_04A presidente do CMDM, Dra. Elba de Carvalho Pacheco, abriu o evento com uma mensagem às mulheres. A Secretária Rosangela Alves falou sobre a importância da prática esportiva na prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama, alvo da campanha no mês de outubro.

A apresentação cultural ficou à cargo da Academia de Dança Tribus que apresentou a coreografia  “Jardim Fechado”, criada pela bailarina Débora Campos. Outro momento de civismo, mas também de cultura e arte foi a execução do hino nacional pelo cantor Rafael Miranda. O jovem lafaietense de 17 anos foi vencedor do festival “70 anos de Música” realizado pelo IFMG – Campus Ouro Preto e se apresentou na abertura da Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Lafaiete.
Forum_Direitos_Mulher_01Um dos momentos de destaque do fórum foi a participação da Dra. Consolação Oliveira, que apresentou a palestra “Saúde e Qualidade de Vida para Mulheres”. Momento de emoção com depoimentos e muita informação para as mulheres sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

Forum_Direitos_Mulher_07 Forum_Direitos_Mulher_02 Forum_Direitos_Mulher_05

Representando a Secretaria Municipal da Saúde a enfermeira responsável pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Márcia Abdalla apresentou a palestra “Serviços Públicos de Saúde para Mulheres (como acessar)”.

A vice-presidente do CMDM, Elizabeth Mouton fez uma avaliação positiva do encontro , que teve também exibição do  vídeo “Doze Direitos da Mulher”, sorteio de brindes doados pelo comércio local e um café.